
A Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está realizando mais uma etapa de atendimentos no Sul do estado, levando serviços essenciais à população do município do Cantá entre os dias 4 e 8 de agosto.
As primeiras localidades atendidas foram as vilas Félix Pinto e Central, que juntas já somam mais de 300 atendimentos. A população teve acesso a diversos serviços, como:
- Registro de nascimento
 - Casamento
 - Emissão da nova carteira de identidade (RG)
 - Emissão e regularização de CPF
 - Retificação de registros civis
 - Segunda via de certidões de nascimento
 - Atendimento e orientação jurídica
 - Atualização do cartão de vacina e aplicação de imunizantes
 
A próxima parada será na Vila Serra Grande II, nesta quarta-feira (6), com atendimentos na Escola Estadual Raimundo Carlos Mesquita. Já nos dias 7 e 8 de agosto (quinta e sexta-feira), os serviços estarão disponíveis na sede do município, na Escola Municipal Tia Ercília.

Segundo o coordenador da Vara da Justiça Itinerante, Kennedy Amorim, a participação da comunidade tem superado as expectativas.
“A cada edição, percebemos o quanto a Justiça Itinerante é necessária. Estar presente nas comunidades mais distantes e garantir acesso a serviços fundamentais é uma forma de aproximar o Judiciário da população, promovendo cidadania e dignidade.”
A ação conta com apoio de diversas instituições parceiras:
- Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID/TJRR)
 - Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR)
 - Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE)
 - Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
 - Receita Federal do Brasil
 - Cartório do 2.º Ofício
 - Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC)
 - Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (DSEI Leste)
 
A matéria possui duas fotos. A seguir a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: Foto colorida mostra um evento de atendimento público social sendo realizado em uma quadra poliesportiva coberta. A quadra tem o chão de cimento pintado de verde. Diversas mesas estão dispostas em filas, com atendentes usando camisetas azuis com a logo "Justiça Itinerante" visível. O público, composto por adultos e crianças, aguarda em cadeiras ou em pé nas filas. Ao fundo, é possível ver árvores e o muro de uma escola.
Foto 2: Foto colorida mostra um casamento civil. Uma mulher de vestido rosa claro, segurando um buquê de flores brancas, e um homem de camiseta preta e calça cinza estão no centro, de frente para a juíza Graciete Sotto Mayor, titular da Vara da Justiça Itinerante que está vestindo uma camiseta branca com o logo "Justiça Itinerante". Essa mulher está conduzindo a cerimônia. À esquerda do casal, uma mulher de blusa rosa e saia preta observa a cena. À direita do casal, outro homem com boné e camiseta listrada também acompanha. Uma pequena mesa coberta com uma toalha de renda azul escura está entre a juíza e o casal, e sobre ela há um pequeno bolo de casamento e as alianças.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR


