Projeto voltado à conscientização de jovens sobre violência de gênero recebe reconhecimento nacional.

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) recebeu duas premiações no V Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral, com a campanha “Estou namorando, e agora?”. A magistrada Suelen Marcia Silva Alves, que atua como coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, foi vencedora da Categoria II – Magistrados(as), e o mesmo projeto conquistou o 2º lugar na Categoria I – Tribunais. O resultado foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última sexta-feira, 1º de agosto.
Lançado em 14 de agosto de 2023, durante a abertura da 24ª edição da Semana pela Justiça pela Paz em Casa, o projeto tem como foco a conscientização de jovens e adolescentes sobre as formas de violência de gênero em relacionamentos amorosos.
A cartilha educativa, elaborada em parceria com o Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais (Nucri/TJRR), utiliza linguagem acessível para apresentar as fases de um relacionamento e os sinais de alerta para abusos como ciúmes excessivos, isolamento, violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O conteúdo também orienta sobre os caminhos para romper o ciclo de violência e onde buscar ajuda.
MAIS PRÊMIOS - O projeto já havia sido reconhecido nacionalmente em junho de 2024, ao conquistar o 2º lugar na categoria “Publicação Impressa Especial” no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, durante o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação (Conbrascom), realizado em Fortaleza (CE).
O material completo está disponível no portal da CEVID ou diretamente pelo link: Cartilha "Estou namorando, e agora?"
Na matéria contem uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: imagem colorida de uma estudante lendo a cartilha.
Texto: Emily Soares - Jornalista / Juliana Soares - Estagiária em Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR