
“Nenhuma semente se transforma em árvore no dia seguinte. É preciso investir naquela semente, fortalecê-la, para que se torne, de fato, uma árvore”, expressou a presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, desembargadora Tânia Vasconcelos, durante visita técnica ao Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência — CIAPD, realizada na sexta-feira, 1º de agosto.
Atribuindo à acessibilidade benefícios terapêuticos, o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), do Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC) e do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS), iniciou tratativas para firmar parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social e o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, com o objetivo de executar o projeto “Um Jardim para Todos os Sentidos”, desenvolvido pela própria Secretaria, por meio do CIAPD.
A presidente da Comissão reforça que a parceria é uma forma de contribuir com o bem-estar de todos.
“Esse projeto, para nós do Tribunal, é fazer parte desse investimento, desse cultivo de inclusão, de oportunidade e de bem-viver para todos nós.”
A proposta é transformar uma horta já existente em um espaço adaptado, acessível e sensorial, voltado para alunos da rede pública que necessitam de suporte, além dos usuários que frequentam o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, como também seus familiares, cuidadores e acompanhantes. A iniciativa busca estimular a participação ativa desses públicos no cuidado com a horta, explica a coordenadora do Centro de Atendimento Especializado, Simone Catão.
“Fizemos uma escuta com os pais, e eles nos relataram a importância de seus filhos terem contato com a natureza. Então, trouxemos essa ideia da horta, adaptada para cada aluno, para cada usuário atendido pelo CIAPD.”
Por meio do manejo da terra, o cuidado com a horta integra o conjunto de atividades terapêuticas desenvolvidas no Centro, ao estimular o contato com texturas de sementes, plantas florais, hortaliças e frutas, além de promover a interação social, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.
Na matéria contém uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: imagem colorida da presidente da Comissão, servidoras do TJRR e do Centro em conversando em área externa.
Foto 2: imagem colorida de uma horta.
Texto: Emily Soares - Jornalista
Foto: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR