
Literatura e responsabilidade ambiental caminharam lado a lado durante a Feira do Livro realizada no Fórum Cível do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A iniciativa, que integra o programa TJRR Carbono Zero, destacou o reaproveitamento de obras e o protagonismo de escritores locais, proporcionando uma manhã de cultura, diálogo e incentivo à leitura.
Organizada pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, por meio do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS), a ação uniu práticas culturais e ambientais, reforçando o compromisso institucional com o acesso democrático ao conhecimento e com a preservação ambiental.

Durante toda a manhã, o saguão do fórum foi ocupado por mesas repletas de livros — de ficção, poesia, literatura infantil, publicações acadêmicas e obras sobre história regional — que puderam ser adquiridos ou levados por meio de doações e trocas.

O professor e pesquisador Reginaldo Gomes, membro da Academia Roraimense de Letras, destacou a relevância do espaço para a valorização de autores locais.
“É uma oportunidade para nós, escritores e pesquisadores que produzimos uma literatura diversificada, de apresentar nosso trabalho numa feira importante aqui nesse espaço.”

O servidor e escritor Willy Rilke também participou da feira com sua obra autoral e anunciou novidades para breve.
“Tem vários colegas escritores locais, tem a Academia Roraimense de Letras sendo apresentada aqui. Estou com meus poemas e, para agosto, vou lançar um livro de crônicas. Prometo riso de capa a capa.”

A servidora Maria das Graças levou à feira sua mais recente publicação, fruto de uma dissertação de mestrado com enfoque no acesso à justiça para mulheres migrantes em situação de violência.
“É uma forma de fomentar a leitura. Trago minha última pesquisa, uma discussão teórica sobre violência doméstica, sobre migração e também o histórico do Tribunal de Justiça de Roraima.”
A matéria possui fotos. A seguir a descrição:
Foto 1: Foto colorida tirada em um corredor, com mesas organizadas para uma feira de livros. À direita da imagem, uma mulher de vestido rosa e colar de pérolas está sentada atrás de uma mesa com livros infantis. Ao fundo, outras mesas com autores e obras estão dispostas ao longo do corredor. Uma mulher de blusa bege e calça escura conversa com os expositores.
Foto 2: Foto colorida de uma pessoa folheando um livro em um ambiente de feira ou exposição literária. A imagem mostra de perto as mãos da pessoa, que segura um livro aberto com páginas em tom amarelado. Ao fundo, há mesas com livros expostos, cadeiras brancas e pessoas sentadas.
Foto 3: Foto colorida mostra um homem de cabelos grisalhos, óculos e camisa azul sentado sorridente, o professor e pesquisador Reginaldo Gomes, atrás de uma mesa repleta de livros, durante a Feira do Livro do TJRR,
Foto 4: Foto colorida mostra um homem de cabelos grisalhos vestindo uma camisa amarela e crachá do Tribunal de Justiça de Roraima. Ele segura dois livros: à esquerda, “Poemas, Poemetos e outros Rabiscos Poéticos”, com capa azul clara e ilustração de uma pessoa andando de bicicleta; à direita, “Entre Prosas e Risos”, de capa verde escura com ícones dourados e o nome do autor Willy Rilke.
Foto 5: Foto colorida mostra uma mulher de cabelos lisos castanhos, trajando blazer preto e crachá institucional do TJRR, sorri enquanto segura o livro "Acesso à Justiça", de sua autoria — Maria das Graças Santos Dias. À sua frente, sobre a mesa, estão outros títulos também voltados à temática dos direitos humanos e justiça. Ao fundo, há um elevador de portas metálicas e paredes claras. A imagem foi registrada durante a Feira do Livro realizada no Tribunal de Justiça de Roraima.
Texto: Mairon Compagnon – Jornalista / Maurício Fernandes – Estagiário de Jornalismo
Imagens: NUCRI/TJRR
JULHO/2025 – NUCRI/TJRR
Imagens: NUCRI/TJRR
JULHO/2025 – NUCRI/TJRR