
O Segundo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Roraima, foi lançado na sexta-feira, 25 de julho, em reunião on-line realizada por meio do Google Meet.
O inventário refere-se ao ano de 2024 e, nesta edição, foi elaborado exclusivamente pelo Poder Judiciário roraimense, por meio da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável.
Durante o lançamento, a chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRR (SSRS), Paloma Lima de Souza Cruz, destacou que o compromisso com a descarbonização representa um legado para as próximas gerações:
“Neutralizar o carbono até 2030 é mais que uma meta, é um legado que o TJRR quer deixar para as futuras gerações. E, com o apoio de todos, podemos antecipar essa conquista.”
Com base nos levantamentos, é possível realizar comparativos e interpretar os dados, promovendo melhorias que beneficiam o meio ambiente. O inventário abrange as emissões diretas (Escopo 1), emissões indiretas relacionadas à aquisição de energia elétrica (Escopo 2) e emissões indiretas provenientes de deslocamentos aéreos de magistrados e servidores (Escopo 3).

Os resultados apontam um total de 1.183,629 toneladas de CO₂ emitidas. Em relação ao ano de 2023, houve uma redução de 50,50% nas emissões contempladas nos escopos.
Diante desse cenário, a integrante da comissão, Ana Lívia de Sá, ressalta:
“O que a gente não consegue reduzir, precisamos compensar.”
Estratégias do TJRR utilizadas para compensar as emissões de gases de efeito estufa:
- Instalação de painéis fotovoltaicos
- Substituição de lâmpadas fluorescentes por LED
- Consumo sustentável de água
- Incentivo à mobilidade sustentável (caronas)
- Contratações sustentáveis
- Destinação adequada de resíduos
- Ações de sensibilização e formações sobre as emissões de GEE
- Plantio de árvores e reflorestamento
O inventário está disponível no Portal da Sustentabilidade do TJRR. A Resolução CNJ nº 594/2024 estabelece que todos os tribunais elaborem inventários anuais com a quantificação das emissões de GEE geradas em suas atividades, utilizando a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Na matéria contém duas imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: imagem colorida da captura de tela da reunião, com uma apresentação no meio da tela e ícones do perfil pessoas ao lado direito.
Foto 2: imagem colorida da captura de tela da reunião, com uma apresentação no meio da tela e ícones do perfil pessoas acima.
Texto: Emiy Soares – Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
JULHO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
JULHO/2025 - NUCRI/TJRR