Iniciativa busca atualizar dados cadastrais sobre deficiência e promover conscientização sobre acessibilidade no Poder Judiciário de Roraima
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) iniciou uma campanha voltada à inclusão e à valorização das diferenças individuais: o Censo da Inclusão. Até o dia 1º de agosto, magistrados e servidores devem fazer a atualização cadastral sobre deficiências e mobilidade reduzida. A iniciativa é conduzida pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC) em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI)
Além da atualização cadastral, a ação busca promover a conscientização institucional sobre os principais tipos de deficiência reconhecidos pela legislação brasileira, e situações relacionadas à mobilidade reduzida no Poder Judiciário de Roraima.
A primeira fase da campanha foi lançada nas redes sociais do TJRR, com a divulgação de vídeos educativos sobre os diferentes tipos de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual e psicossocial. O conteúdo busca sensibilizar o público interno e externo para a importância da inclusão e da correta identificação dessas condições no sistema institucional
Agora, a ação avança para a segunda etapa: a aplicação de um questionário eletrônico, entre os dias 21 de julho e 1º de agosto de 2025. O formulário é breve, com tempo estimado de resposta de até dois minutos, e estará disponível por meio do e-mail institucional, do canal ZapJus (WhatsApp do TJRR), da intranet e das redes sociais oficiais do Tribunal. Acesse aqui o questionário: Clique aqui.
A ação está prevista no Plano de Ação Acessibilidade – 2025, na Ação 01 – Mutirão de atualização cadastral, e atende ao indicador da Resolução CNJ nº 401/2021, que trata da gestão da acessibilidade e inclusão no Poder Judiciário.
Segundo o SAINC, a participação dos magistrados e servidores é fundamental para que o TJRR possa traçar um diagnóstico preciso, desenvolver políticas mais efetivas e garantir um ambiente institucional cada vez mais inclusivo e acessível.
“O Censo da Inclusão reforça o compromisso do TJRR com os direitos das pessoas com deficiência e com o cumprimento das normativas que asseguram uma justiça mais humana e acessível para todos”, destacou a chefe do SAINC, Francisca Carvalho.
Com essa ação, o Tribunal de Justiça de Roraima reafirma seu papel na promoção da equidade, incentivando a inclusão plena de todas as pessoas no ambiente de trabalho e no acesso à Justiça.
A matéria possui uma imagem. A seguir as descrições na ordem de publicação:
Foto 1: Imagem colorida com fundo azul escuro e figuras estilizadas representando a diversidade humana, incluindo pessoas com deficiência física, visual, auditiva, obesidade, gestantes e crianças. Abaixo das figuras, em letras amarelas, está escrito: “Censo da Inclusão TJRR”.
Texto: Setor de Acessibilidade e Inclusão
Fotos: Setor de Acessibilidade e Inclusão
JULHO/2025 - NUCRI/TJRR