Iniciativa do Judiciário fortalece a prática esportiva entre pessoas com deficiência e reforça o compromisso com a acessibilidade

Um gesto de cuidado, atenção e incentivo foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), na tarde desta segunda-feira, 14 de julho, onde foram entregues kits esportivos aos atletas do Centro de Referência Paralímpico de Roraima.
A ação integra a campanha solidária “Esporte é inclusão – Apoie um atleta paralímpico”, promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC).
A campanha busca incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e melhores condições para o desenvolvimento das atividades nas modalidades paralímpicas.
Os itens foram arrecadados com o apoio de servidores, magistrados, colaboradores e membros da comunidade, que contribuíram com doações materiais e financeiras.
Ao todo, foram doados:
28 pares de tênis masculinos
10 pares de tênis femininos
1 sapatênis feminino
1 sapato masculino
1 papete infantil
46 pares de meias
15 mochilas
1 bola de basquete
R$ 665 em doações financeiras, convertidos na compra de 12 mochilas adicionais

A presidente da CPAI, desembargadora Tânia Vasconcelos, destacou que a ideia surgiu após uma visita da comissão ao time de basquete em cadeira de rodas, realizada no dia 7 de maio.
“Quando lançamos a campanha, colegas do Tribunal, juízes e servidores prontamente atenderam ao chamado. O resultado é fruto do amor pelo próximo. Ajudar é bom, incluir é melhor ainda. Esse projeto é uma oportunidade de distribuir o que temos de melhor como seres humanos: o amor”, afirmou.

Ela também ressaltou que ações como essa impactam não apenas quem recebe, mas também quem colabora.
“Investir na inclusão é investir na dignidade. E quem mais aprende nesse processo somos nós, ao termos a chance de contribuir e crescer junto com essas histórias”, completou.

O coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (UERR/CPB), Vinícius Denardin Cardoso, ressaltou que a parceria com o TJRR representa um avanço significativo na vida dos atletas.
“Os equipamentos entregues vão permitir que nossos atletas treinem e compitam com mais segurança, em condições adequadas às exigências do basquete em cadeira de rodas. Essa ação também abre portas para outras modalidades, como o tênis de mesa paralímpico”, ressaltou.
A matéria possui uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: Foto colorida mostra uma mesa coberta com tênis, bolsas e uma bola de basquete, ao lado de um banner com os dizeres “Esporte é inclusão – Apoie um atleta paralímpico”.
Foto 2: Foto colorida mostra um grupo diverso de atletas paralímpicos e apoiadores reunidos em uma sala do Centro de Referência Paralímpico de Roraima. Alguns estão em cadeiras de rodas, com bolas de basquete e tênis de mesa. Ao fundo, há banners e uma grande faixa azul na parede com o nome do centro.
Foto 3: Foto colorida mostra um homem cadeirante com boné azul segurando uma bola de basquete, ao lado da desembargadora Tânia Vasconcelos, que está usando vestido vermelho. Ao fundo, há uma mesa com diversos pares de tênis embalados, sugerindo um evento de doação ou apoio esportivo.
Foto 4: Foto colorida dividida ao meio mostra detalhes das pernas de dois atletas paralímpicos sentados em cadeiras de rodas esportivas azuladas. À esquerda, o atleta está descalço com uma bola de basquete no colo. À direita, o outro atleta usa tênis e boné, também com uma bola no colo.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
JULHO/2025 - NUCRI/TJRR