.

Selo Excelência 2024

Mutirão de atendimento a Indígenas privados de liberdade será lançado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJRR

 

Ação será lançada no dia 5 de maio, com presença do CNJ e foco na promoção de direitos fundamentais
 
A imagem colorida mostra um grupo de pessoas em pé, lado a lado, em fileiras, a maioria das pessoas na frente veste shorts de cor laranja e calça chinelos de dedo de cores variadas.
 
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Roraima (GMF/TJRR) realizará, na próxima segunda-feira, 5 de maio, às 10h, a solenidade de lançamento do Mutirão de Atendimentos e Análise de Processos envolvendo pessoas indígenas acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade.
 
O evento ocorrerá na Sala de Sessões e na Sala de Togas do Tribunal de Justiça de Roraima e contará com a presença do juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (DMF/CNJ), Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi.
 
A iniciativa é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre o GMF/TJRR, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE/RR) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), e tem como objetivo promover o acesso à justiça e a efetivação dos direitos fundamentais das populações indígenas em situação de privação de liberdade.
 
Durante o mutirão, defensores públicos, magistrados e equipe multidisciplinar da UFRR atuarão de forma integrada para prestar atendimento jurídico, promover revisão processual e realizar encaminhamentos assistenciais, em conformidade com a Constituição Federal, a Convenção nº 169 da OIT, a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Resolução CNJ nº 287/2019.
 
Além das ações práticas, a iniciativa prevê também medidas estruturantes, como:
 
Capacitação de agentes públicos;
Elaboração de diagnósticos técnicos;
Desenvolvimento de políticas públicas específicas, com foco na superação da vulnerabilidade social e institucional enfrentada pelas populações indígenas no sistema prisional.
A proposta visa promover uma atuação judicial humanizada, com base nos princípios da dignidade e da justiça social.
 
Reconhecimento
 
Durante a solenidade, o desembargador Almiro Padilha, vice-presidente do TJRR e supervisor do GMF/RR, concederá a Medalha do Mérito Judiciário do Estado de Roraima ao desembargador Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em reconhecimento à sua relevante atuação nacional na defesa dos direitos das pessoas privadas de liberdade e no fortalecimento das políticas de cidadania no sistema prisional brasileiro.
 

 
A matéria possui uma imagem. A seguir a descrição:
Foto 1: A imagem colorida mostra um grupo de pessoas em pé, lado a lado, em fileiras, a maioria das pessoas na frente veste shorts de cor laranja e calça chinelos de dedo de cores variadas
 

 
Texto: NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
ABRIL/2025 - NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte