.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

AUDIÊNCIAS CONCENTRADAS - TJRR adota metodologia para reavaliar medidas socioeducativas

 
Fotos: Nucri TJRR  
 
A imagem colorida contém fachada do Palácio da Justiça vista pelo ângulo do estacionamento que fica em frente a entrada do palácio. Na imagem é possível também ver carros estacionados enfileirados e uma parte do jardim que fica em frente a entrada.
 
Atendendo ao compromisso assumido com o Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizará Audiências Concentradas para reavaliação das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. A medida está prevista no provimento 04, de 24 de junho de 2022, feita em consonância com a Recomendação nº 98/2021 do CNJ. (Confira o Provimento na íntegra).
 
As audiências concentradas devem ser realizadas a cada três meses, preferencialmente, nas dependências das unidades de internação e semiliberdade, com a participação de familiares. A metodologia consiste na concentração de esforços para acompanhamento processual, para a reanálise das situações individuais de todos os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.
 
A corregedora-geral de justiça do TJRR, desembargadora Tânia Vasconcelos, afirma que a metodologia tem por objetivo o fortalecimento do acompanhamento das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. “De modo que, verificada a situação individual do adolescente em conflito com a lei, o juiz possa adotar outras medidas diversas que acelerem o processo de inclusão social  com a participação da família”, pontuou a desembargadora.  
 
O coordenador da Infância e Juventude, juiz Marcelo Lima de Oliveira, destacou que a adoção das audiências concentradas é uma estratégia importante na garantia da agilidade no atendimento de adolescentes em conflito com a lei, além de melhorar a qualidade do acompanhamento das medidas socioeducativas, que serão reavaliadas sistematicamente e de forma periódica. 
 
“A adoção das audiências concentradas aumentam substancialmente a eficiência e celeridade na reavaliação de medidas socioeducativas, assegurando um tratamento digno para os adolescentes em conflito com a lei, de modo que haja o pleno respeito aos princípios da brevidade e excepcionalidade dos quais dispõe o art. 121 do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]”, reforçou o magistrado.
 
Ele afirmou que a inclusão dos familiares no processo não só melhora a relação entre o Judiciário e a comunidade, como garante os direitos do adolescente e da família. “Revela ter o potencial de aumentar a efetividade das medidas cumpridas, diminuindo as chances de retorno ao sistema socioeducativo", completou. 
 
FAZENDO JUSTIÇA
 
O programa Fazendo Justiça atua para a superação de desafios estruturais do sistema penal e do sistema socioeducativo. O programa compreende um plano nacional com 28 ações para as diferentes fases do ciclo penal e do ciclo socioeducativo, adaptado à realidade de cada unidade da federação. Uma dessas ações é justamente a disseminação das audiências concentradas no sistema socioeducativo.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte