.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Prédios do TJRR recebem iluminação lilás para marcar enfrentamento à violência contra a mulher

Mês da campanha foi escolhida em referência à Lei Maria da Penha, que completou 15 anos neste mês
 
Fotos: Nucri TJRR  
 
Foto do lado externo do Palácio da Justiça iluminado com a cor lilás.
 
Os prédios do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foram iluminados na cor lilás e ficarão assim até o fim do mês, em alusão a campanha Agosto Lilás. A medida simbólica tem um significado importante: chamar atenção da população para prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher. O judiciário roraimense aderiu ao movimento nacional para divulgar informações sobre a Lei Maria da Penha, que completou 15 anos neste mês. 
 
Como parte das ações da campanha, a próxima semana será dedicada para reforçar ações do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher. De 16 a 20 de agosto, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar, vai executar a campanha nacional Semana da Justiça pela Paz em Casa, com várias ações focadas na proteção da mulher.   
 
A juíza Suelen Márcia Silva Alves, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR, ressaltou que o Tribunal tem uma política para garantir o cumprimento pleno da Lei Maria da Penha, o que inclui o acompanhamento social dessas vítimas. 
 
Um dos instrumentos previstos na lei para proteger mulheres vítimas de violência doméstica são as medidas protetivas, que restringem a aproximação do agressor. O prazo limite para a entrega é de 48 horas, mas o judiciário roraimense consegue a emissão destas medidas em um tempo médio de 5 horas. “Esta celeridade é fundamental para proteger estas mulheres e evitar agressões mais graves”, reforçou a juíza. 
 
Outra iniciativa do judiciário roraimense é a Patrulha Maria da Penha, uma ronda rotineira feita às vítimas para acompanhar o cumprimento de medidas protetivas. A política pública é realizada atualmente nos municípios de Boa Vista, Caracaraí, Mucajaí e em breve chegará a Bonfim. 
Também é destaque no âmbito do judiciário roraimense o projeto Maria Vai à Escola, realizado na rede municipal de ensino para levar aos alunos a informação, desde cedo, de que homens e mulheres têm direitos iguais.
 
Como denunciar um caso de violência doméstica
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), está localizada na Rua Uraricoera, S/N, bairro São Vicente. 
 
O Disque 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. 
Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Disque 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que têm presenciado. 
 
Os casos podem ser denunciados tanto para a Polícia Militar pelo 190 como também pelo Disque Direitos Humanos - o Disque 100.

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte