No dia mundial dedicado à Amazônia, a Escola Judicial de Roraima vai promover a primeira edição do Cine Sustentável com o filme: "Mari hi - A árvore dos sonhos" do cineasta Yanomami Mozaniel Iramari. O evento será realizado no dia 5 de setembro às 10h e terá como convidado, o líder indígena Dário Vitório Kopenawa Yanomami.
A programação tem o apoio do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça de Roraima. O objetivo é sensibilizar os participantes no reconhecimento da importância da Floresta Amazônica e na implementação de mudanças comportamentais para garantir sua preservação.
Poderão participar da programação, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, residentes judiciais, estagiários, estagiárias e colaboradores do Tribunal de Justiça de Roraima. As inscrições podem ser feitas no site ejurr.tjrr.jus.br até quarta-feira, 4 de setembro.
Sobre o filme e o cineasta
O documentário "Mãri hi - A Árvore do Sonho" aborda a cultura e conhecimento do povo indígena Yanomami em relação aos sonhos. Foi dirigido por Morzaniel Iramari e teve participação de Davi Kopenawa, escritor, xamã e líder Yanomami.
O cineasta Morzaniel Ɨramari nasceu em 1980 na aldeia Watorikɨ, região do Demini, da Terra Indígena Yanomami, no estado do Amazonas. Foi formado no projeto Pontos de Cultura Indígena - Vídeo nas Aldeias e dirigiu o curta Casa dos Espíritos, vencedor do prêmio de Melhor Filme, segundo o júri popular, na Mostra Aldeia SP, em 2014. Também dirigiu o filme longa-metragem Urihi Haromatimapë – Curadores da Terra-floresta, que ganhou o prêmio de Melhor Filme do Forumdoc BH - Mostra Competitiva do Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.
Biografia Dário Vitório Kopenawa Yanomami
Vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY). Nasceu em 1982 na Comunidade do Watoriki, no estado do Amazonas, Terra Indígena Yanomami. Em 1997, começou a trabalhar como professor na sua comunidade. No ano de 2004 foi responsável por desenvolver um projeto bilíngue, com ênfase na valorização da língua yanomami. Foi conselheiro de administração da Hutukara Associação Yanomami (HAY), entidade de defesa fundada por Davi Kopenawa, seu pai. Atuou como palestrante em eventos e conferências nos Estados Unidos, Itália e França, entre outros países. Em 2023, denunciou na ONU, juntamente com o pai, Davi Kopenawa, as mazelas causadas pela invasão garimpeira.
Texto: Ejurr
Foto: Ejurr
Setembro/2024 Ejurr/TJRR