.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

CENTRO SOCIOEDUCATIVO - Tribunal de Justiça de Roraima impulsiona Projeto de Horticultura

 

Fotos: Nucri/TJRR
 
foto colorida na parte externa do CSE, em primeiro plano aparecem as folha verde de uma hortaliça logo atrás é possível ver cinco servidores do CIJ, sendo duas mulheres e três homens e mais dois colaboradores homens do CSE. Todos estão em pé.
 
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Centro de Coordenação da Infância e Juventude (CIJ), participou nesta segunda-feira, (25), de uma importante visita institucional ao Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE) como parte do Projeto de Ampliação e Fortalecimento da Horticultura na instituição. A iniciativa visa potencializar o cultivo de hortaliças e promover a conscientização dos jovens sobre uma agricultura sustentável baseada em medidas socioeducativas.
 
O objetivo do projeto é estabelecer parcerias com instituições especializadas no manejo e manutenção de cultivos sustentáveis. A intenção é fornecer insumos e treinamentos com técnicas avançadas que possam expandir e fortalecer a prática da horticultura no CSE.
 
Segundo o assessor técnico do CIJ/TJRR, Josué Teles, o projeto reforça a importância do Poder Judiciário de Roraima na ressocialização de jovens e adolescentes, na fomentação de novas oportunidades na sociedade através de atividades que visam seu crescimento pessoal e profissional. 
 
“O projeto de fortalecimento da horticultura no CSE, torna-se extremamente importante em favor da ressocialização desses adolescentes, da forma e do ensino de uma ocupação que eles possam utilizar no futuro ao retornar para a sociedade. Além disso, ensina um ofício que eles podem aplicar quando adultos e fazer manejos corretos de cultivo, manejos corretos de terra, fazer plantios com qualidade, de forma que eles inclusive possam vender, possam ajudar suas famílias e se tornem economicamente ativos”, disse. 
 
foto colorida na parte de cultivo das hortaliças que estão plantas no chão. Em primeiro plano é possível ver cinco servidores do CIJ, sendo duas mulheres e três homens e mais dois colaboradores homens do CSE explicando sobre a parte. Todos estão em pé
 
 
Essa ação representa uma iniciativa que contribui para a reeducação e sensibilização ambiental dos adolescentes em conflito com a lei que se encontram no sistema socioeducativo. A ênfase na horticultura oferece oportunidades de aprendizado e crescimento, além de incentivar uma consciência sustentável entre os jovens.
 
Para o agente socioeducativo responsável pelo projeto no CSE, Elson Tertulino, o projeto impulsiona a transformação de vida. 
 
“Esse projeto aqui  é uma parceria entre o Juizado da Infância e da IATER, como corpo técnico, pois é muito importante para manter a cabeça e a mente sadia, juntamente com outros projetos pedagógicos. Vamos plantar, e produzir, e com isso, a transformação da vida desses adolescentes quando sair com uma vida melhor." 
 
A importância de fomentar essa prática foi evidenciada durante a visita, e a articulação interinstitucional é vista como uma estratégia crucial para a expansão e fortalecimento contínuos desse projeto. Instituições especializadas, como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER), são fundamentais para fornecer o suporte técnico necessário e consolidar essa iniciativa de maneira eficaz. O compromisso com a sustentabilidade e a promoção de um ambiente propício ao aprendizado são aspectos centrais da ação.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte