.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Slide item 1
Slide item 2

Representantes de vários Estados participam de webnário com o tema "Tráfico de drogas como pior forma de trabalho infantil"

 

Imagem colorida do Ranking dos delitos mais comuns.
 
Foi realizado nesta quarta-feira (29) o webinário com o tema “Tráfico de drogas como pior forma de trabalho infantil”. O evento, que é realizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário do Estado de Goiás, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), faz referência ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado, anualmente, em 12 de junho.
 
Os trabalhos foram abertos oficialmente pelo supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado de Goiás (GMF-GO), desembargador Anderson Máximo de Holanda, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França. O magistrado falou da alegria do TJGO em promover um evento tão importante e necessário e deu boas vindas a todas e a todos participantes. “É preciso que se enfrente a questão social, temos uma norma muito importante e relevante que é o ECA que faz a junção do papel da família, da sociedade e do Estado. Nós precisamos, de fato, dar as mãos para que os agentes do Estado, sociedade e família, possam dar concretude a uma vida digna às crianças e adolescentes”, frisou.
 
De acordo com a integrante da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE) e assessora do CNJ junto ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Liana Lisboa Correia, o trabalho infantil impacta não apenas o desenvolvimento da criança e do adolescente, mas tem consequências para a família, para o Estado e para toda a sociedade. “Parabenizo o Tribunal de Justiça de Goiás por debater um tema de extrema importância e ainda tão pouco debatido no âmbito do socioeducativo e perceber como vocês estão conseguindo fazer toda essa articulação. Nos colocamos à disposição para contribuir para ampliação e aperfeiçoamento das políticas de acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, destacou.
 
A coordenadora adjunta da Infância e Juventude, juíza Célia Lara Regina, ressaltou que a temática abordada no evento é de extrema importância tanto no âmbito do Poder Judiciário quanto no âmbito dos Poderes Legislativo e Executivo, ou seja, para todos os atores do processo judicial e também da rede de proteção infantojuvenil de todo o País.
 
Desafios e alternativas 
 
A apresentação da palestrante foi feita pelo coordenador da Infância e Juventude, juiz Carlos José Limongi Sterse. Maria Gorete Marques de Jesus é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da USP e autora do livro A Verdade Jurídica nos Processos de Tráfico de Drogas, entre outras obras. “A professora vem trazer luz para nós nesse grande desafio de toda a rede de sistema de garantias e proteção da criança e do adolescente que hoje aqui se faz presente. É preciso enfrentar esse desafio e buscar alternativas para salvar as crianças e adolescentes”, ressaltou o magistrado.
 
Maria Gorete Marques iniciou sua explanação falando sobre os desafios de construir o Manual para Incidência da Temática do Tráfico de Drogas como uma das Piores Formas de Trabalho Infantil no âmbito do Sistema de Justiça Juvenil, que, segundo ela, é a escassez de produção sobre a temática. 
 
A palestrante destacou ainda que o Tratado de Versalhes; a Convenção no 182 - Convenção sobre Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e Ação Imediata para sua Eliminação; a Recomendação no 190, que trata sobre Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e Ação imediata para sua Eliminação; e a Ratificação Universal, foram documentos essenciais para a construção do documento. 
 
Maria Gorete trouxe ainda para a discussão a Política de Drogas, Lei Federal 11.343/2006, e apresentou também de forma resumida as legislações internacionais e nacionais que cuidam dos direitos de crianças e adolescentes. “Todos colaboram para um tratamento especializado e baseado nos direitos humanos destinado a essa parcela da população, garantindo os direitos às crianças e adolescentes”, frisou. 
 
De acordo com a professora, no ranking dos delitos mais comuns, segundo levantamento nacional de Informações Penitenciárias (Infopen 2019), o tráfico e roubo lideram os crimes que motivam prisões. Além disso, do ponto de vista familiar, as pesquisas mostram que os adolescentes que são usados para o tráfico de drogas provêm de famílias muito pobres, com baixa escolaridade e dificuldade de acesso a postos de trabalho com remuneração adequada. 
 
“Com efeito, o adolescente é sujeito de direito, destinatário de absoluta prioridade, cuja condição peculiar de pessoa em desenvolvimento deve ser respeitada. Sob essa ótica, o Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que as medidas aplicadas ao menor infrator são socioeducativas e objetivam a sua própria proteção”, enfatizou. 
 
O webinário contou com a participação de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estudantes e participantes de vários estados. Além de Goiás, estavam presentes representantes do Distrito Federal, Roraima, Acre, São Paulo, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Minas Gerais e Bahia.

Texto e fotos: Centro de Comunicação Social do TJGO
 
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte