.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Tribunal de Justiça de Roraima realiza audiência internacional, por meio de videoconferência

 

 

O sistema de videoconferência é disponibilizado pelo TJRR desde 2017, visando reduzir custos e dar mais celeridade aos processos

 

Fotos: Antônio Diniz

 

 

Equipe do 2o Juizado Especial e as partes do processo reunidos em uma sala durante a videoconferência entre o Brasil e Portugal

A autora da ação está atualmente em Portugal, o que demandou a utilização da ferramenta para o andamento rápido do processo

 

 

O TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), que desde 2017 vem ampliando e incentivando o uso da tecnologia em favor os jurisdicionados, ou seja, de todo o público atendido com serviços e ações da Justiça Estadual, nesta segunda-feira, dia 12, realizou pela segunda vez uma audiência internacional, por meio do sistema de videoconferência.

 

Desta vez, o 2º Juizado Especial Cível foi o responsável pela realização da audiência, em que partes estavam no Brasil e em Portugal. A ação, relacionada a um processo por danos materiais, pôde continuar o trâmite de maneira mais rápida e com redução de custos, devido a ferramenta adotada pelo TJRR.

 

Para o titular do 2º Juizado Especial Cível, juiz Air Marin Junior, que conduziu a audiência, além de ser um grande avanço para o Poder Judiciário, a ferramenta é parte efetiva da evolução presente do trabalho da justiça estadual.

 

“Considero a tecnologia como o apoio e a base para o trabalho da justiça. A videoconferência é o presente. O TJRR tem avançado principalmente no que a sociedade tanto busca que é a celeridade no atendimento”, frisou.

 

Juiz Air Marin no gabinete iniciando a videoconferência com auxílio de um computador, internet e uma câmera

 

Nesta audiência foram utilizados três pontos com estruturas de câmeras e computadores, porém é possível realizar com até 20 pontos em países diferentes. Para cada ponto de salas externas, é necessário ter uma câmera e um computador com acesso à internet.

 

“É um processo que gera celeridade, segurança, pois a audiência é gravada e o arquivo gera um endereço eletrônico, que ao final da audiência é acrescentado ao processo que poderá, caso seja público, ser acessado do Projudi [Processo Judicial Digital]”, explicou, destacando que o Projudi foi preparado para receber o link da plataforma por meio da plataforma: https://audiencias.tjrr.jus.br, e que as partes entram e podem ter acesso ao conteúdo.

 

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Almiro Padilha, fez questão de acompanhar a realização da videoconferência e destacou os benefícios para o TJRR e sociedade. “Se esse processo fosse por meios convencionais, demandaria um tempo muito maior. E com a tecnologia podemos resolver em menos de 20 minutos. Videoconferência é a demonstração de que o judiciário está no caminho certo”, reforçou o desembargador.

 

INTERNACIONAL - Esta é a segunda vez que o TJRR realiza uma audiência internacional, por meio do sistema de videoconferência. Na primeira vez, em outubro de 2018, a 5a Vara Civil também utilizou da ferramenta. Foi realizada uma videoconferência em que as partes se dividiam entre o Brasil e a Espanha.


Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte