.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

JUSTIÇA CIDADÃ - Tribunal de Justiça lança documentário sobre atendimentos ao povo Waimiri-Atroari

 
O curta-metragem está disponível nas redes sociais do Poder Judiciário.  Instagram: TJRoraima, ou no YouTube:  Tribunal de Justiça de Roraima.
 
Fotos: Nucri TJRR  
 
Imagem dos homens  indígenas da Comunidade Waimiri Atroari em dança cultural na frente do malocão da comunidade.
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) lançou nesta quarta-feira, dia 29, um documentário que mostra a linha do tempo sobre os atendimentos realizados as comunidades indígenas residentes no Estado. Nesta edição, produzida pelo Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais (Nucri) do Poder Judiciário, serão contados mais de 20 anos de história entre a instituição e as comunidades. O curta-metragem conta com a inclusão de legendas e a janela da Língua Brasileira de Sinais  (Libras). 
 
Entre os anos de 1999 e 2000, devido a alta demanda de serviços, principalmente acerca de regularização documental, a Justiça Estadual, identificou a necessidade de aproximar ainda mais os indígenas dos atendimentos da Justiça e de Cidadania. No vídeo, o juiz titular da Vara da Justiça Itinerante, Erick Linhares explica como tudo começou. 
 
“O Tribunal sempre teve essa preocupação. Teve uma época com o desembargador Elair de Morais e os grandes atendimentos surgiram quando a desembargadora  Tânia Vasconcelos tava na frente da Itinerante, foram muitos atendimentos no Uiramutã, Raposa Serra do Sol, e começou a aparecer uma demanda que nós não conhecíamos”, afirmou durante entrevista realizada para o documentário. 
 
A história do Poder Judiciário com a comunidade indígena Waimiri-Atroari iniciou em 2017. Após tratativas com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e representantes da comunidade, foi realizado o primeiro atendimento à comunidade e com ele nasceram parcerias importantes, como o Instituto de Identificação de Roraima Odilio Cruz, Ministério Público de Roraima (MPRR), Cartório de Registro Civil de Rorainópolis, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Receita Federal de Roraima e o Núcleo de Apoio Wamiri-Atroari. 
 
“O Tribunal de Justiça por intermédio da Justiça Itinerante, teve a primeira oportunidade de visitar a Comunidade Waimiri-Atroari. E nessa primeira visita foram realizados vários registros de identidade e também de registros de nascimentos dos Kinjás [nome dado a quem nasce na comunidade] naquela oportunidade. Acho que em torno de mil registros foram feitos naquele tempo”, destacou Linhares em mais um trecho da entrevista. 
 
Devido ao resultado positivo destas parcerias que o TJRR, por meio do programa Justiça Cidadã, instalou um Posto Avançado de atendimento em agosto de 2021. A estrutura está instalada no Núcleo de Apoio Waimiri-Atroari (Nawa), localizado na  BR-174, em Rorainópolis, na divisa com o Amazonas.
 
Mas qual  é o objetivo do Poder Judiciário? Esta pergunta é respondida no documentário, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, que afirma: “É levar justiça a todos. Todos significam: todos, inclusive as populações indígenas. A partir do momento em que você traz esse acesso e comodidade, garante os direitos dessas comunidades. Nosso objetivo é levar justiça e cidadania a todo o povo de Roraima”, conclui a fala durante o depoimento ao curta-metragem. 
 
Você pode conferir o documentário nas nossas redes sociais. No Instagram: TJRoraima, ou no YouTube: Tribunal de Justiça de Roraima.
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte