.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

Diálogo que protege - TJRR lança projeto que une saberes indígenas e Judiciário

Imagem colorida de um auditório cheio de gente a frente há uma mesa composta por autoridades e ao lado esquerdo um interprete de libras.

 

Buscando aprimorar a proteção de crianças e jovens indígenas no estado, o Tribunal de Justiça de Roraima lançou, nesta quarta-feira, 26 de novembro, o Projeto “Diálogos da Justiça da Infância e Juventude com os Povos Originários do Circum-Roraima”.

A iniciativa é conduzida pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJRR, que, por meio do projeto, dialogou com entidades da rede de apoio para traçar estratégias que garantam uma escuta qualificada entre o Poder Judiciário, instituições, entidades e os povos originários.

Dessa forma, o projeto surge com o propósito de mapear demandas e vulnerabilidades diretamente com as lideranças indígenas e instituições de proteção, além de estabelecer um canal permanente de comunicação para alinhar estratégias de atendimento e planejar ações de interlocução e formação de magistrados, servidores do Judiciário e da Rede de Proteção sobre os aspectos culturais de cada região indígena de Roraima.

Durante a cerimônia de abertura, a juíza auxiliar da Presidência do TJRR, Lana Leitão, reforçou que o projeto busca promover uma troca de conhecimentos entre o Judiciário e os povos originários.

“O projeto busca que os indígenas aprendam como o Judiciário, como também o Judiciário aprenda com eles, sobre a cultura, costumes e toda a comunidade.”

O juiz coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude e titular da 2ª Vara da Infância e Juventude, Marcelo Oliveira, explica que o lançamento torna públicos os trabalhos já realizados pela coordenadoria e reforça a busca por fortalecer o diálogo e a confiança com os povos indígenas.

“O projeto, justamente isso, é tornar público aquilo que já vem sendo feito nos bastidores. O objetivo do nosso final é discutir fluxos e encaminhamentos, como por exemplo, de uma criança que passou por uma violação de direito: quem procurar, como procurar, para qual instituição direcionar e, caso chegue no Judiciário, que as comunidades compreendam qual é aquele processo.”

 

Imagem colorida dando enfoque em um aparte das autoridades presentes na mesa.

Durante a cerimônia, o Poder Judiciário abriu espaço para mais um momento de diálogo com o público presente, garantindo novas percepções e contribuições sobre o projeto.

A conselheira tutelar da etnia Wapichana e representante do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares no Estado de Roraima, Elisangela Sarmento, reconhece que a iniciativa fortalece a cultura originária ao conservar os costumes locais.

“É uma iniciativa do Poder Judiciário que vai fortalecer a nossa cultura, os povos originários, sem a gente fugir do que é de direito da Justiça, mas tendo esse olhar, um olhar diferenciado, respeitando a cultura, respeitando as tradições, respeitando as crenças.”

Com respeito às diferenças e a partir de uma escuta qualificada, a advogada e representante do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Fernanda Wapichana, afirma que o projeto representa um marco institucional importante.

“O lançamento desse projeto representa um marco institucional muito importante, porque ele materializa as diretrizes estabelecidas na Resolução do Conselho Nacional de Justiça, que garante que as especificidades culturais e sociais dos povos indígenas sejam consideradas em todas as decisões. Então essa é uma iniciativa muito importante e que com certeza trará bons resultados, porque tem a missão de garantir a escuta ativa e qualificada dos povos indígenas e das comunidades.”

 


Acessibilidade
 
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
 

 
Texto: Emily Soares - Jornalista
Foto: NUCRI/TJRR
NOVEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR

 

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.