.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

Prevenção e conscientização marcam abertura da 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa no TJRR

 
A imagem mostra uma sala de aula com várias crianças sentadas em carteiras azuis, todas usando uniforme escolar. Duas mulheres adultas estão na frente da turma. Uma delas apresenta um conteúdo exibido em uma tela grande, enquanto a outra observa. As crianças estão atentas à explicação. Nas paredes há cartazes com desenhos e mapas. A sala é iluminada e organizada.
 
Intensificar a prevenção, educar para proteger e criar espaços de diálogo seguros com crianças e adolescentes. Com esse propósito, teve início a 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, conduzida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), que integra na programação as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na Escola Municipal Juslany de Souza Flores.
 
A programação é conduzida pelas professoras do Programa Maria Vai à Escola, com turmas do 5º ano, e traz como tema central “Combate à violência digital contra crianças e adolescentes”. As atividades começaram na segunda-feira, 24 de novembro, e seguem durante a semana, levando informação, prevenção e conscientização ao ambiente escolar.
 

“A ideia é orientar os alunos sobre o que é a violência digital, como identificar riscos e, principalmente, como se proteger. A experiência tem sido muito positiva — alguns alunos já chegam com informações, outros estão aprendendo agora. É muito gratificante fazer parte dessa campanha com um tema tão necessário”, destacou a professora do programa, Marliane Trindade, enfatizou a importância da abordagem:

 
A imagem mostra uma sala de aula com várias crianças sentadas em carteiras azuis, todas usando uniforme escolar. Duas mulheres conversando com a turma.
 
As ações continuam com participações voltadas à temática. A Coordenadoria também esteve na abertura da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que lançou durante o evento o aplicativo BV Protege.
 
O aplicativo, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista, facilita o acesso das mulheres com medidas protetivas para chamarem a emergência. A ferramenta digital emite um chamado rápido e eficaz à Guarda Municipal e à Patrulha Maria da Penha, com a localização exata. Durante o lançamento, o prefeito de Boa Vista, Artur Henrique, agradeceu os parceiros, dentre eles o Tribunal de Justiça, que atua junto com a prefeitura na rede de proteção.
 

“A gente não faz trabalho nenhum sozinho, a gente só faz realmente podendo contar com grandes parceiros e ter uma rede de proteção”.

 
 imagem colorida da cerimonia de lançamento no auditório da Prefeitura de Boa Vista. A frente há autoridades em pé falando ao microfone.
 
A assistente social da Cevid, Catarina Butel, explica sobre a rede de proteção e a importância de eventos voltados à violência de gênero.
 

“Na Semana da Justiça pela Paz em Casa, a equipe está presente em todos esses eventos para discutir, colocar o tema da violência de gênero, da violência contra a mulher, da violência doméstica em pauta, em discussão. A gente sabe que os números ainda são alarmantes, a gente sabe que o enfrentamento à violência ainda é uma problemática extremamente preocupante na nossa sociedade”.

 
As iniciativas da Cevid continuam com atividades internas e ações institucionais voltadas ao enfrentamento da violência doméstica. No dia 25 de novembro, a juíza Suelen Alves representou o TJRR no II Seminário Nacional de Políticas de Enfrentamento e Prevenção aos Assédios nas Instituições de Ensino Superior, realizado na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
 
Já no dia 28 de novembro, a Coordenadoria participará da inauguração do Projeto “Cuidar para Curar”, promovido pela Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR. O projeto oferece atendimento psicossocial a crianças testemunhas de violência doméstica. A solenidade inicia às 10h, com presença da juíza coordenadora da Cevid.
 
Encerrando a programação, no dia 29 de novembro, a Cevid participa do encontro “Meninas e Mulheres – A Moda é Viver Sem Violência”, com palestra da psicóloga Rayssa Lemos, no Instituto Moda é Viver, em Caracaraí.
 

 
Acessibilidade
 
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
 

 
Texto: Mairon Compagnon e Emily Soares - Jornalista
Foto: NUCRI/TJRR
NOVEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR

 

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.