Intensificar a prevenção, educar para proteger e criar espaços de diálogo seguros com crianças e adolescentes. Com esse propósito, teve início a 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, conduzida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), que integra na programação as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na Escola Municipal Juslany de Souza Flores.
A programação é conduzida pelas professoras do Programa Maria Vai à Escola, com turmas do 5º ano, e traz como tema central “Combate à violência digital contra crianças e adolescentes”. As atividades começaram na segunda-feira, 24 de novembro, e seguem durante a semana, levando informação, prevenção e conscientização ao ambiente escolar.
“A ideia é orientar os alunos sobre o que é a violência digital, como identificar riscos e, principalmente, como se proteger. A experiência tem sido muito positiva — alguns alunos já chegam com informações, outros estão aprendendo agora. É muito gratificante fazer parte dessa campanha com um tema tão necessário”, destacou a professora do programa, Marliane Trindade, enfatizou a importância da abordagem:
As ações continuam com participações voltadas à temática. A Coordenadoria também esteve na abertura da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que lançou durante o evento o aplicativo BV Protege.
O aplicativo, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista, facilita o acesso das mulheres com medidas protetivas para chamarem a emergência. A ferramenta digital emite um chamado rápido e eficaz à Guarda Municipal e à Patrulha Maria da Penha, com a localização exata. Durante o lançamento, o prefeito de Boa Vista, Artur Henrique, agradeceu os parceiros, dentre eles o Tribunal de Justiça, que atua junto com a prefeitura na rede de proteção.
“A gente não faz trabalho nenhum sozinho, a gente só faz realmente podendo contar com grandes parceiros e ter uma rede de proteção”.
A assistente social da Cevid, Catarina Butel, explica sobre a rede de proteção e a importância de eventos voltados à violência de gênero.
“Na Semana da Justiça pela Paz em Casa, a equipe está presente em todos esses eventos para discutir, colocar o tema da violência de gênero, da violência contra a mulher, da violência doméstica em pauta, em discussão. A gente sabe que os números ainda são alarmantes, a gente sabe que o enfrentamento à violência ainda é uma problemática extremamente preocupante na nossa sociedade”.
As iniciativas da Cevid continuam com atividades internas e ações institucionais voltadas ao enfrentamento da violência doméstica. No dia 25 de novembro, a juíza Suelen Alves representou o TJRR no II Seminário Nacional de Políticas de Enfrentamento e Prevenção aos Assédios nas Instituições de Ensino Superior, realizado na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Já no dia 28 de novembro, a Coordenadoria participará da inauguração do Projeto “Cuidar para Curar”, promovido pela Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR. O projeto oferece atendimento psicossocial a crianças testemunhas de violência doméstica. A solenidade inicia às 10h, com presença da juíza coordenadora da Cevid.
Encerrando a programação, no dia 29 de novembro, a Cevid participa do encontro “Meninas e Mulheres – A Moda é Viver Sem Violência”, com palestra da psicóloga Rayssa Lemos, no Instituto Moda é Viver, em Caracaraí.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Mairon Compagnon e Emily Soares - Jornalista
Foto: NUCRI/TJRR
NOVEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR