.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA - Workshop destaca papel do CNJ e reconhece o TJRR como referência nacional em sustentabilidade

 
Foto colorida mostra o público em uma sala de conferência, assistindo a apresentação do conselheiro Guilherme Guimarães.
 
Falar sobre o meio ambiente é falar sobre o futuro e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está comprometido com essa pauta, por meio de ações voltadas à redução de impactos ambientais e à promoção de práticas sustentáveis.
 
Para ampliar o debate, o Tribunal, por meio da Escola Judicial de Roraima (Ejurr), promoveu o workshop “Sustentabilidade, Direitos Humanos e Justiça – O papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, conduzido pelo conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, em Boa Vista.
 
Conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano ao lado do presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, após ser agraciado com a Outorga da Medalha do Mérito Judiciário do Estado de Roraima. Ambos seguram um certificado. O homem à esquerda usa um terno escuro e uma gravata, enquanto o da direita veste um terno verde. Ao fundo, há cortinas brancas e cadeiras de madeira.
 
O conselheiro recebeu das mãos do presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, a Outorga da Medalha do Mérito Judiciário do Estado de Roraima, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Justiça.
 
Durante o encontro, o conselheiro apresentou as diretrizes do CNJ voltadas à sustentabilidade, à responsabilidade social e à proteção dos direitos humanos, destacando o papel do Poder Judiciário na construção de políticas públicas que integrem meio ambiente e cidadania.
 

“Os tribunais do Norte do país têm um papel essencial na pauta da sustentabilidade e têm cumprido muito bem essa missão. O Tribunal de Justiça de Roraima é um exemplo: nas medições do CNJ, figura entre os campeões nacionais em sustentabilidade, praticamente autossuficiente em energia elétrica com o uso de painéis fotovoltaicos. Isso é o que se espera — boas ideias, inovação, vontade e consciência ambiental”, destacou o conselheiro Guilherme Feliciano.

 
O evento reuniu magistrados, servidores e estudantes, promovendo um diálogo aberto sobre o papel do Judiciário na agenda global de sustentabilidade e direitos humanos.
 
Durante o encerramento, o presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, destacou que a visita do conselheiro representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Tribunal e reafirma o compromisso institucional com um futuro mais sustentável.
 

“Preservar o meio ambiente com ações concretas é um compromisso diário da nossa gestão. Esse trabalho é mérito de nossos magistrados e servidores, que juntos têm atuado com dedicação para alcançar as metas do Conselho Nacional de Justiça”, afirmou o presidente.

 
Foto colorida mostra o desembargador Leonardo Cupello, durante discurso.
 
O desembargador também ressaltou que o TJRR tem se tornado referência nacional em sustentabilidade, com iniciativas que reduzem o consumo de energia, papel e combustível, e priorizam o uso de fontes renováveis e práticas de gestão responsável.
 

“Essa pauta é essencial e serve como verdadeiro guia para os Tribunais de Justiça em todo o país. O nosso Tribunal tem avançado continuamente com políticas judiciárias voltadas à sustentabilidade, consolidando o compromisso da Justiça brasileira com um meio ambiente saudável e equilibrado”, completou Cupello.

 
Além do workshop também foi realizada uma Feira de Índigena, com exposição de produtos artesanais e pintura corporal.
 
Foto colorida mostra o juiz Marcelo Oliveira durante discurso.
 
A programação encerrou a visita do conselheiro Guilherme Feliciano a Roraima, evidenciando o protagonismo do estado na promoção de uma Justiça ambientalmente consciente, socialmente responsável e alinhada às transformações globais.
 

 
Acessibilidade
 
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
 

 
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
NOVEMBRO/2025 – NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.