|
A leitura, a tecnologia e a sustentabilidade foram os destaques do primeiro dia da Feira de Livros Kids, uma iniciativa conjunta dos Setores de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS) e de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
A ação, que será realizada em diferentes prédios do Judiciário ao longo do mês, busca incentivar o hábito da leitura, promover a acessibilidade e estimular práticas sustentáveis entre crianças e adolescentes.
![]() |
![]() |
A abertura ocorreu na manhã do dia 3 de outubro, no Palácio da Justiça Desembargador Robério Nunes dos Anjos, com a participação de alunos da Escola Eugênia Maccagi.
O vice-presidente do TJRR, desembargador Almiro Padilha, participou da ação e aproximou as crianças da rotina do Judiciário. Ele explicou o processo que antecede uma votação e o uso das vestimentas, conduzindo uma simulação de uma sessão de votação no Pleno junto aos alunos. O desembargador destacou que iniciativas como essa são cruciais para tornar o Poder Judiciário mais acessível à sociedade.
“Receber essas crianças e tentar explicar para elas de uma forma muito prática, demonstrando, simulando um julgamento, é muito importante, não só para as crianças, mas é importante para o Poder Judiciário se fazer um poder conhecido pela sociedade. Essa visita foi fundamental e muito gratificante. O Tribunal fica muito feliz por ter recebido essas crianças com os seus professores, que são, evidentemente, a profissão mais importante que existe.”
![]() |
![]() |
As crianças, recebidas com pipoca, assistiram a apresentações de contos infantis, balé e tecnologia. Um dos momentos que mais empolgou os alunos foi a exibição de um robô feito com material reciclável, desenvolvido por alunos do Centro Integrado de Apoio a Pessoas com Deficiência (CIAPD). Os estudantes, inclusive, realizaram uma votação simbólica para nomear o robô.
O professor do Centro, Angelo Augusto, destacou a participação como uma oportunidade de visibilidade e integração: “É uma oportunidade do Centro de Atendimento Especializado poder apresentar o nosso trabalho de inclusão, incentivar essa prática de atividades voltadas para a robótica e promover espaço de interação e inclusão.”
INCENTIVO À LEITURA E SUSTENTABILIDADE
![]() |
![]() |
![]() |
A feira ofereceu mesas de livros disponíveis para compra com preços acessíveis, e também para troca. Segundo a chefe do SSRS, Paloma Souza, a iniciativa visa estimular o hábito da leitura e a sustentabilidade.
“Hoje nós iniciamos as programações em comemoração ao mês das crianças. Aqui no Palácio da Justiça começou a Feira do Livro Kids, onde nós podemos apresentar para as crianças livros para elas trocarem, livros para elas comprarem, assim incentivando a leitura na primeira infância.”
Para encerrar o primeiro dia, os alunos receberam folhas em branco e giz de cera para desenhar o que mais gostaram nas atividades da manhã. Os desenhos foram, ao final, expostos em um quadro de criatividade.
![]() |
![]() |
Confira a programação que segue ao longo do mês em outras unidades do Judiciário
20 de outubro
Local: Fórum Cível Advogado Sobral Pinto
Participantes: Alunos da Escola Anjos da Guarda
22 de outubro | 9h às 11h
Local: Sede Administrativa do TJRR
Participantes: Estudantes da Escola Estadual Danúbia Carvalho de Oliveira
24 de outubro | 9h às 11h
Local: Fórum da Cidadania
Participantes: Alunos da Escola Colméia
A matéria possui 9 imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: Uma menina de cabelos longos, presos com uma trança e um laço marrom, lê um livro infantil colorido em meio a uma feira educativa. Ao fundo, outras crianças com uniformes azuis e amarelos participam de atividades, enquanto adultos acompanham e orientam as ações em um ambiente iluminado e acolhedor.
Foto 2: A imagem mostra um hall iluminado, um homem idoso, usando óculos escuros e camisa branca, entrega pipoca em um carrinho. À frente dele, um grupo de crianças com uniforme escolar azul e amarelo forma uma fila, aguardando. Ao lado, uma mulher de camiseta rosa e calça jeans acompanha a cena.
Foto 3: A imagem mostra um hall interno iluminado, onde o vice-presidente do TJRR, desembargador Almiro Padilha, conversa com um grupo de crianças. Ele está de frente para os alunos, gesticulando com as mãos enquanto fala. As crianças, vestidas com uniformes azuis e amarelos escutam atentamente. Ao fundo, há uma parede com retratos emoldurados de ex-gestores e autoridades do Tribunal de Justiça de Roraima.
Foto 4: A imagem mostra uma sala de audiências, várias pessoas estão sentadas em cadeiras estofadas de cor cinza, posicionadas em uma mesa semicircular com computadores e microfones. Entre elas, há crianças e adultos, alguns vestidos com capas pretas semelhantes às usadas por juízes. O vice-presidente do TJRR, desembargador Almiro Padilha, fala enquanto gesticula, sendo observado atentamente pelos demais. Ao fundo, estão hasteadas bandeiras do Brasil, de Roraima e do Tribunal de Justiça.
Foto 5: A imagem mostra um painel verde decorado com bordas coloridas e pequenos enfeites em forma de estrelas, corações e uma corujinha no topo. Nele, estão afixados vários desenhos feitos por crianças, cada um em uma folha branca presa com alfinetes coloridos. As ilustrações mostram figuras humanas, animais e robôs, com uso de lápis de cor e canetinhas. À esquerda da imagem, uma pessoa, vestindo blusa branca, aparece colocando mais um desenho no mural.
Foto 6: A imagem mostra uma sala ampla com painéis de madeira e cadeiras de reunião, onde uma mulher vestida de bailarina, com figurino rosa e preto, saia rodada e tiara dourada, está com os braços erguidos e um sorriso voltado ao público. Ao lado dela, um homem usa chapéu e avental de chef, também com os braços abertos. À frente, algumas crianças com uniformes azuis e amarelos assistem à apresentação, sentadas em cadeiras estofadas. Ao fundo, o brasão do Tribunal de Justiça de Roraima está visível na parede, sob uma cruz dourada.
Foto 7: A imagem mostra um corredor iluminado, onde duas pessoas montam e ajustam maquetes coloridas sobre uma mesa coberta com toalha amarela. À frente, um cartaz exibe o título “AEE Robótica”, acompanhado de desenhos de robôs. Na mesa, há projetos feitos com materiais recicláveis, fios, motores e componentes eletrônicos, incluindo uma maquete chamada “Gira-Gira”, com pequenos bonecos e peças móveis. Um homem de barba, vestindo camiseta branca, trabalha em um dos modelos, enquanto outro homem faz ajustes em outro protótipo.
Foto 8: A imagem mostra um grupo de crianças, vestidas com uniformes escolares azuis e amarelos, sentado em círculo no chão, observando atentamente pequenos robôs em movimento. Dois jovens, de camiseta branca, demonstram os brinquedos robóticos, posicionando-os no centro do grupo. Ao fundo, há mesas cobertas com toalhas amarelas e pessoas circulando pelo ambiente.
Foto 9: A imagem mostra um ambiente interno, um homem sentado atrás de uma mesa coberta com toalha amarela conversa com crianças. Sobre a mesa, há vários livros expostos, com capas coloridas e títulos diversos. Uma menina segura um dos livros e o mostra para um colega, enquanto outras observam com curiosidade. As crianças vestem uniformes escolares azuis e amarelos e carregam garrafinhas de água. Ao fundo, uma pessoa vestida de palhaço, com peruca e roupa colorida, interage com outros alunos.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista / Juliana Soares - Estagiária de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR