Série multimídia retrata a realidade da violência em Bonfim e Normandia, orienta sobre prevenção e canais de denúncia e dá voz a mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade

Dar visibilidade às vozes femininas, fortalecer a rede de proteção e mostrar o impacto real do Judiciário na vida das pessoas. Com esse propósito, o Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais (NUCRI) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) lançou a série de reportagens “Justiça e Proteção: Um Olhar para Bonfim e Normandia no Combate à Violência Contra Mulheres e Crianças”.
A produção acompanha de perto o projeto Acesso à Justiça para Meninas e Mulheres de Bonfim e Normandia, desenvolvido pelo TJRR em uma das regiões mais vulneráveis do estado — a fronteira com a Guiana, marcada pela presença de comunidades indígenas, migrantes e famílias em situação de risco social.
O projeto busca ampliar a proteção e o acesso à Justiça para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de atendimentos itinerantes, capacitações e do fortalecimento da rede local de apoio.
Ao longo de setembro, o NUCRI divulgará seis reportagens multimídia que apresentam os diferentes eixos da iniciativa. Os conteúdos vão abordar a realidade da violência em Bonfim e Normandia, orientar crianças e adolescentes sobre prevenção e denúncia de abusos, explicar como funcionam os canais de proteção e o reforço da Lei Henry Borel - Lei de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes, além de contar histórias de superação de mulheres atendidas pela rede de proteção.
As reportagens serão publicadas no site do TJRR (www.tjrr.jus.br), no Instagram @tjroraima e também repercutidas no programa de rádio web “Na Voz da Justiça”. A cada capítulo, materiais complementares em foto e vídeo serão encaminhados à imprensa, ampliando o alcance das mensagens de conscientização e prevenção da violência contra mulheres e meninas em todo o estado.
A série é desenvolvida pela equipe de jornalismo do NUCRI, sob coordenação da chefe da Assessoria de Imprensa, Tarsira Rodrigues, com atuação dos repórteres Beatriz Evangelista, Eduardo Haleks, Emily Soares, Juliana Soares, Mairon Compagnon, Maurício Fernandes e Wesley Vieira. A equipe de criação — Giovanni Reis, Gisele Marques, Lucas Amâncio e Marcelo Anderson — e o setor de mídias sociais, sob a chefia de Nilsara Moraes e apoio da estagiária Nicolly Vitória Marques, também participam da iniciativa.
Com vídeos, cards interativos e depoimentos em múltiplos formatos, a série pretende alcançar não apenas as comunidades de Bonfim e Normandia, mas toda a sociedade roraimense, reforçando que o combate à violência contra mulheres e meninas é responsabilidade de todos.
A matéria possui uma imagem. A seguir a descrição:
Item 1: A imagem, que é uma peça de design gráfico, tem um fundo bege com a logo do Poder Judiciário do Estado de Roraima no canto superior esquerdo. No topo, a frase em marrom "Acesso à Justiça para MENINAS E MULHERES" é exibida. No centro da imagem, há uma ilustração de cinco mulheres e meninas de diferentes etnias e idades. Abaixo da ilustração, em uma fonte marrom, está o nome dos municípios: "BONFIM E NORMANDIA".
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Imagem: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Imagem: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR