
Aprender a lidar com sentimentos pode ser tão importante quanto aprender matemática ou português. Foi com essa proposta que a manhã do dia 10 de setembro, a Escola Laucides Oliveira ganhou um tom diferente, onde estudantes do 5º ano C participaram de um Círculo de Construção de Paz sobre inteligência emocional, dentro da programação do Setembro Amarelo do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
Organizada pela Unidade de Justiça Restaurativa (UNIJUR), em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), ambas unidades coordenadas pelo juiza Marcelo Lima de Oliveira, a atividade criou um espaço de diálogo, escuta e acolhimento aos alunos. A ideia foi mostrar às crianças que sentimentos como raiva, tristeza e frustração fazem parte da vida, e que aprender a lidar com essas emoções é um passo importante para o bem-estar e a saúde mental.
A Chefe da UNIJUR, Valeska Carvalho, explica que levar o Judiciário até as escolas é também uma forma de fortalecer a comunidade.
“É um dos objetivos da Unidade de Justiça Restaurativa, trazer o Judiciário para mais perto da comunidade e principalmente para a comunidade escolar. […] Nós já desenvolvemos círculos de construção de paz nas escolas e, neste mês, trouxemos o tema do Setembro Amarelo para a Escola Laucides Oliveira.”

Encerrando o encontro, a Psicóloga da CIJ, Isabeau Cristina, lembrou que esse trabalho precisa começar cedo.
“As crianças estão em um processo ainda de desenvolvimento e elas precisam também aprender para além das matérias básicas. Elas precisam aprender a lidar com emoções que fazem parte da vida. Elas precisam saber estratégias para saber como lidar e mais à frente quando estiverem enfrentando situações mais difíceis, elas saberem também buscar a resiliência.”
Ao longo do mês, mais círculos como esse serão realizados com os demais alunos do 5º ano da escola, dando mais oportunidades de aprendizado sobre inteligência emocional e valorização da vida a esses jovens.
A matéria possui duas fotos. A seguir a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: Foto colorida mostra uma roda de conversa em sala de aula com cerca de 29 crianças uniformizadas e cinco adultos. Todos estão sentados em cadeiras dispostas em círculo, num ambiente acolhedor. No centro da roda, há uma pequena decoração com flores amarelas e tecido claro. A sala tem paredes verdes, cartazes educativos e ventiladores no teto.
Foto 2: Foto colorida mostra o momento de uma roda de conversa em sala de aula, com foco em uma aluna que segura cartas coloridas com carinhas de emoções. Em destaque, uma carta roxa com o emoji de expressão assustada e a palavra “MEDO”. Ao fundo, crianças e adultos participam da atividade, sentados em círculo. No centro, há um arranjo com flores e cartões coloridos no chão.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista / Maurício Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Imagens: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Imagens: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR