
Com o objetivo de fortalecer a cultura da paz e incentivar soluções consensuais de conflitos, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), coordenado pela juíza Bruna Guimarães, e da Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr), realizou, na Comarca de Caracaraí, o curso de Mediação e Conciliação Judicial.
A atividade foi voltada a servidores do TJRR e profissionais da comunidade local que atuarão no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do município, fortalecendo a presença do Judiciário no interior do estado e promovendo a resolução dialogada de conflitos.

A iniciativa integra o Plano Anual de Formação da Ejurr e está alinhada ao Planejamento Estratégico Institucional, que prevê, entre seus objetivos, a prevenção de litígios e o incentivo às práticas autocompositivas. A ação também contribui para o cumprimento das Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 225/2016 e nº 300/2019, além das metas estabelecidas para a unidade de Justiça Restaurativa no Prêmio CNJ de Qualidade.
O curso foi solicitado pela magistrada da Comarca de Caracaraí, juíza Noêmia Cardoso Leite, com o intuito de preparar profissionais para atuar de forma ética e eficiente nos procedimentos de mediação e conciliação.
“O principal objetivo do curso é preparar profissionais para atuarem com ética, sensibilidade e eficácia na mediação e conciliação, respeitando os princípios legais e os direitos das partes envolvidas. Mais do que ensinar técnicas, buscamos formar agentes de transformação social, capazes de restabelecer o diálogo, reduzir tensões e contribuir para a pacificação das relações interpessoais e comunitárias. A mediação qualificada é uma ferramenta essencial para fortalecer a cultura da paz e aproximar ainda mais o sistema de Justiça da realidade da população”, destacou a magistrada.
A formação também atende à exigência legal de qualificação específica para atuação nos Cejuscs, assegurando excelência nos atendimentos prestados à população e fortalecendo a justiça cidadã, especialmente nas regiões do interior.

A matéria possui três imagens. Abaixo a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: A imagem colorida mostra quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa redonda, em cadeiras de escritório. Ao fundo, uma tela exibe "Curso de Mediação Judicial", indicando o tema do encontro.
Foto 1: A imagem colorida mostra quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa redonda, em cadeiras de escritório. Ao fundo, uma tela exibe "Curso de Mediação Judicial", indicando o tema do encontro.
Foto 2: A imagem mostra uma sessão de treinamento. Um homem de camisa azul e óculos conduz a fala, enquanto outro aponta para uma TV que exibe gráficos. Participantes, sentados em cadeiras de escritório, acompanham a atividade. O ambiente é claro, organizado e profissional.
Foto 3: A imagem mostra um grupo de 14 pessoas posando para foto em frente a um edifício tradicional de cor clara, com telhado triangular e brasão na fachada. Vestidos de forma casual a semi-formal, os participantes demonstram clima descontraído, indicando um encontro ou reunião. O cenário inclui plantas floridas e céu nublado.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR