Programa realizou o Jogo Pedagógico Escola sem Bullying! com alunos da Escola Estadual Professora Antônia Coelho de Lucena

Na manhã dessa terça-feira (29), o programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizou uma ação na Escola Estadual Professora Antônia Coelho de Lucena, em Boa Vista. A atividade faz parte de uma série de iniciativas que visam promover a cultura de paz e a não violência nas escolas do estado.
Durante a visita, alunos do 6º ano participaram de uma dinâmica interativa sobre bullying, racismo e outros tipos de violência. A proposta foi conscientizar os estudantes sobre a importância do respeito mútuo e do combate a essas práticas no ambiente escolar, além de destacar o papel dos pais no diálogo com os filhos.

A mediadora do programa, Andrea Olímpio, destacou a boa receptividade da iniciativa nas escolas:
“É um trabalho que vem sendo bem aceito, por ser algo dinâmico e lúdico para as crianças. E estamos levando esse trabalho para todas as escolas onde somos acionados, sejam elas públicas ou particulares.”
A dinâmica também foi uma oportunidade para sensibilizar a comunidade escolar diante de situações como essas, como destaca o professor Jaildo Sousa:
“É uma forma de conscientizar sobre esses acontecimentos que, ao longo dos anos, têm se intensificado em sala de aula. E isso só nós, enquanto professores, não conseguimos combater. Essas palestras são interessantes para que eles aprendam a respeitar uns aos outros.”

Próximas ações
No dia 8 de maio, a Justiça Comunitária realizará atividades na Escola Estadual Ayrton Senna. Já nos dias 14 e 15 do mesmo mês, o programa retornará ao município de Normandia, com ações no Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira.
A matéria possui três imagens. A seguir a descrição da ordem de publicação:
Foto 1: Alunos participam ativamente de uma dinâmica utilizando o tabuleiro gigante disposto no chão. Eles jogam um dado grande e interagem em grupo, enquanto outros assistem sentados ao redor.
Foto 2: Duas mulheres conduzem uma atividade educativa em um espaço escolar. Uma delas segura um microfone e um cartaz com o símbolo de "não gostei" (polegar para baixo), enquanto a outra também fala ao microfone. Alunos sentados observam atentamente. Ao fundo, há um banner com o título "Justiça Comunitária".
Foto 3: Um grupo de aproximadamente 49 alunos posa para uma foto em conjunto com as facilitadoras do projeto "Justiça Comunitária". Estão reunidos ao redor de um grande tabuleiro educativo no chão, que faz parte da atividade. Alguns estudantes seguram placas com símbolos de "curtir" e "não curtir", além de um dado gigante colorido.
Texto: Beatriz Evangelista – Jornalista / Wesley Vieira – Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
ABRIL/2025 – NUCRI/TJRR