.

Selo Excelência 2024

Feira dos Povos Indígenas impulsiona a valorização das tradições locais

Evento foi realizado na sexta-feira (25), no Fórum Criminal do TJRR
 
A imagem colorida mostra cinco mulheres reunidas em torno de uma mesa coberta por uma toalha de cor verde vibrante. Quatro mulheres estão em pé, observando e interagindo com os objetos dispostos sobre a mesa, enquanto uma quinta mulher está sentada à esquerda, de costas para a câmera, trabalhando em algo com as mãos. Na mesa, há diversos itens que parecem ser materiais para artesanato indígena.
 
Com o intuito de valorizar e dar visibilidade à cultura indígena local, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou, nesta sexta-feira (25), a 1ª edição da Feira dos Povos Indígenas da Região Amazônica.
 
A programação ocorreu no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva e reuniu exposições de produtos e artefatos indígenas de diversas etnias, como Wapichana, Wai Wai, Taurepang, Macuxi, Patamona, Yanomami e Guajajara.
 
 imagem colorida mostra três pessoas reunidas em torno de uma mesa coberta por uma toalha verde. Uma jovem está sentada à esquerda, enquanto um homem e uma mulher estão em pé à direita da mesa.
 
Além de abrir espaço para a divulgação dos produtos e manifestações culturais, a iniciativa contribuiu para a valorização econômica das comunidades.
 
O juiz coordenador do Fórum Criminal, Cleber Gonçalves, destacou o compromisso do Poder Judiciário em reconhecer os direitos dos povos originários e incentivar o respeito à diversidade sociocultural.
 
“Nosso objetivo principal é promover a inclusão social e fortalecer o respeito étnico.”
 
Para Lídia Raposo, da Comunidade Raposa I, a iniciativa reforça a identidade desses povos e amplia espaços de representação.
 
“É importante, não só para mim, mas para todos os indígenas que moram aqui em Boa Vista. Nos sentimos mais à vontade e podemos levar a nossa cultura para frente.”
 
A imagem colorida mostra três indivíduos reunidos em torno de uma mesa coberta por uma toalha verde vibrante. Uma jovem está sentada à esquerda, enquanto um homem e uma mulher estão em pé à direita da mesa.
 
O público interno e externo do TJRR pôde conhecer mais sobre os costumes e tradições das comunidades por meio dos objetos expostos e do contato direto com os representantes. Ruth Fagundes, estagiária do Tribunal, salientou a relevância histórica e cultural da ação.
 
“Boa Vista cresceu com a cultura indígena, então acho muito importante a participação do TJRR em mostrar essa cultura.”
 
Campanha visa combate à discriminação no ambiente de trabalho
 
A imagem colorida contém uma mulher colocando cartaz sobre denúncia de racismo institucional do TJRR, em frente ao hall de entrada do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
 
Durante a programação, o TJRR também lançou uma campanha de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação no espaço institucional. A ação é conduzida pela Ouvidoria do Tribunal e visa incentivar denúncias de práticas discriminatórias, promovendo um ambiente de trabalho mais respeitoso.
 
A iniciativa busca ampliar a cultura de inclusão no Judiciário, demonstrando o compromisso com a igualdade de direitos e o respeito às diferenças entre os que atuam no ambiente de trabalho.
 

 
A matéria possui quatro imagens. Abaixo a descrição:

Foto 1: A imagem colorida mostra cinco mulheres reunidas em torno de uma mesa coberta por uma toalha de cor verde vibrante. Quatro mulheres estão em pé, observando e interagindo com os objetos dispostos sobre a mesa, enquanto uma quinta mulher está sentada à esquerda, de costas para a câmera, trabalhando em algo com as mãos. Na mesa, há diversos itens que parecem ser materiais para artesanato indígena.
Foto 2: A imagem colorida mostra três pessoas reunidas em torno de uma mesa coberta por uma toalha verde. Uma jovem está sentada à esquerda, enquanto um homem e uma mulher estão em pé à direita da mesa.
Foto 3: A imagem colorida mostra três pessoas reunidas em frente a uma mesa contendo panelas de barro, durante exposição da feira indígena do TJRR.
Foto 4: A imagem colorida contém uma mulher colocando cartaz sobre denúncia de racismo institucional do TJRR, em frente ao hall de entrada do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
 

 
Texto: Eduardo Haleks – Jornalista / Wesley Vieira – Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
ABRIL/2025 – NUCRI/TJRR

 

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte