.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

VEPEMA - Vara de Penas e Medidas Alternativas

ENCONTRO DEBATE EXPERIÊNCIAS DA EUROPA E AMÉRICA LATINA NA ADOÇÃO DE MEDIDAS PENAIS ALTERNATIVAS

Brasília, 28/11/2018 - Teve início nesta quarta-feira (28), o Encontro da Europa e América Latina de Assistência Técnica ao Brasil (El Pacto) para discussão de medidas alternativas penais e monitoração eletrônica. Cerca de 90 profissionais da segurança pública de todos os entes federativos, além de representantes do Judiciário e Ministério Público participam do evento organizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Brasília (DF).

No discurso de abertura do encontro, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, falou sobre a importância de se investir em medidas alternativas de cumprimento de penas.

 “Nós temos a terceira maior população carcerária do mundo, com um sistema carcerário crescendo mais de 8% ao ano. Se simplesmente atualizássemos o número de vagas, teríamos que gastar algo como R$ 40 bilhões até 2025. Sem falar em mais R$ 22 bilhões para a manutenção. Ou seja, esse sistema não é nem fisicamente, nem orçamentariamente sustentável. Para tal, é fundamental termos alternativas penais. Isso significa dizer que alguns criminosos, principalmente aqueles que cometeram crimes violentos, devem ir para o sistema fechado; porém, outros que são recuperáveis, que são jovens, que cometeram pequenos delitos, a melhor alternativa penal seria o monitoramento”, afirmou Jungmann.

      A abertura do evento também contou com a presença do diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tácio Muzzi; do diretor de Políticas Penitenciárias, Leonardo Gomes Vieira; e da representante da delegação da União Europeia no Brasil, Domenica Bumma.

 (Fonte: Serviço de Comunicação Social do Depen – SECOM)

 

VEPEMA participa de encontro que debate experiências da Europa e América Latina na adoção de medidas penais alternativas

 

      Representantes da Vara de Penas e Medidas Alternativas participaram de evento organizado pelo Departamento Penitenciário Nacional, com a finalidade de debater as experiências na adoção de medidas alternativas como forma de reduzir a superlotação no sistema prisional.

      Organizado pelo Departamento Penitenciário Nacional, evento debate experiências na adoção de medidas alternativas como forma de reduzir a superlotação no sistema prisional.

Na foto, o Juiz da Vara de Penas e Medidas Alternativas, Alexandre Magno Magalhães Vieira, e a chefe da Divisão de Acompanhamento das Penas e Medidas Alternativas, Shirlene Fraxe, Lucas da Silva Nascimento Coordenador da Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas de Roraima.

      O evento proporcionou a oportunidade de ampliar conhecimentos e a troca de experiências com representantes de outros estados brasileiros e países, como Itália e Portugal, de modo que foi possível constatar que é presente a preocupação na busca da utilização de meios alternativos, os mais diversos possíveis, com vistas a evitem o contato pernicioso com o cárcere e objetivando a inclusão social, caminho este, que ao ser percorrido evitará o fortalecimento da marginalização, esta que se põe sempre como uma ferida social, a qual precisa ser tratada de forma adequada, ou seja, com ações educativas que caminhem lado a lado com a execução/acompanhamento das PMAs.

      Ademais, é fundamental se dar publicidade aos avanços e aos testemunhos positivos para sociedade, pois precisamos de união para mudarmos a visão da população de que a prisão é a solução para todos os crimes e, assim, atingir um cumprimento eficaz e com mudança de conduta.

      Um dos meios de inclusão mais comuns é o trabalho, por meio da promoção profissional dessas pessoas, desde que haja sinergia entre todos os atores da sociedade, uma vez que a linha que nos deve unir é a linha do coração, contextualizou o Juiz Alexandre Magno da VEPEMA.

 

 

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte