.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

Parceria promoverá atendimento jurídico a imigrantes em abrigos

 

Diversos serviços do TJRR, com a colaboração de acadêmicos de Direito do Centro Universitário Estácio, passarão a ser ofertados dentro dos abrigos da Operação Acolhida

 

Foto: Ellen Aragão

Imagem mostra o mometno da assintura do termo de cooperação na Área de Proteção e Cuidados.

Dois Termos de Cooperação Técnica foram assinados na tarde dessa última quarta-feira, dia 29, entre o TJRR, o Centro Universitário Estácio e a Operação Acolhida para oportunizar esses serviços aos imigrantes venezuelanos

 

A partir de agora, serviços como reconhecimento de união estável; reconhecimento de paternidade; fixação de alimentos; posse e guarda de filhos menores de idade; registro de nascimento de crianças nascidas no Brasil; emancipação; causas dos Juizados Especiais Cíveis e Fazendários, entre outros, passarão a ser oferecidos nos abrigos da Operação Acolhida para imigrantes venezuelanos. Tudo isso será possibilitado por meio da parceria firmada entre o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), o Centro Universitário Estácio e o Exército Brasileiro.

 

Dois Termos de Cooperação Técnica foram assinados na tarde dessa quarta-feira, dia 29, na APC (Área de Proteção e Cuidados) pelo presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, e o comandante da Operação Acolhida, general Antônio Barros.

 

A parceria permite, além da prestação dos serviços do Poder Judiciário nos abrigos, a atuação dos acadêmicos de Direito juntamente com os servidores do TJRR.

 

O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destaca que é importante o envolvimento de todas as instituições nas questões sociais do Estado, dentre elas, uma das mais atuais e graves, a imigração venezuelana. E para contribuir, buscando atenuar o problema, o Judiciário sempre procurou facilitar aos imigrantes o acesso aos serviços que disponibiliza, o que influencia diretamente no processo de interiorização.

 

“É obrigação do Poder Público assegurar a brasileiros e estrangeiros os direitos inerentes à dignidade da pessoa humana, nos termos da Constituição Federal. A efetivação dos direitos humanos dos venezuelanos que se encontram em situação de vulnerabilidade depende da cooperação entre múltiplas esferas internacionais, nacionais e locais. É com estas premissas que o Poder Judiciário de Roraima aprofunda sua parceria com a Operação Acolhida”, declarou.

 

O trabalho do Poder Judiciário dentro dos abrigos da Operação Acolhida será viabilizado por meio da Vara da Justiça Itinerante, e os estagiários da Estácio realizarão as atividades remotamente, enquanto durar a necessidade de distanciamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

 

O desembargador Mozarildo Cavalcanti explica ainda que a cooperação técnica prevê a realização de ações de assistência técnica e capacitações entre os agentes públicos envolvidos no atendimento de imigrantes e refugiados; o intercâmbio de informações, documentos e apoio técnico-institucional necessários à execução do objeto deste acordo; e o acompanhamento e avaliação, constantemente, da execução das ações a serem desenvolvidas.

 

“Todo esse trabalho será realizado dentro dos princípios da simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, priorizando sempre que possível a conciliação ou a transação. Além disso, daremos prioridade ao uso da língua espanhola nos atendimentos e audiências, visando prestar da melhor maneira os serviços jurisdicionais aos imigrantes”, explicou.

 

 

 A parceria institucional terá vigência enquanto durar a situação emergencial dos venezuelanos no Estado de Roraima.  

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte