Com o objetivo de conhecer e compartilhar boas práticas em sustentabilidade, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, realizou uma visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região – Paraíba.
A visita, liderada por Ana Lívia Gama Jardim de Sá, chefe do setor, ocorreu nos dias 16 e 17 deste mês e teve como foco as ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo Tribunal paraibano, especialmente a compensação ambiental para redução de Gases de Efeito Estufa Regional (GEE).
“Considerando que estamos elaborando o Inventário de Emissões de GEE e que o TRT-13 foi o primeiro do país a aderir ao Programa Brasileiro GHG Protocol [ferramenta que permite a identificação de oportunidades de redução de emissões de GEE], bem como a elaborar, auditar e publicar o próprio relatório de emissões, fizemos a visita no intuito de trocarmos experiências e conhecimentos que possam contribuir para a implementação do Plano de Compensação Ambiental até o ano 2030, a fim de reduzirmos, permanentemente, a emissão de gases de efeito estufa resultante do funcionamento desta Corte de Justiça”.
Durante a visita guiada, foram promovidas trocas de experiências e explicações sobre os programas de sustentabilidade e responsabilidade social de ambos os tribunais. O TRT da Paraíba apresentou o Ecolabora, um programa de sustentabilidade que abrange medidas, ações e projetos implementados desde o início de 2023.
O programa aborda os conceitos de sustentabilidade em suas diversas dimensões: ambiental, social, econômica e cultural. Recentemente, o Regional divulgou um relatório que reúne todas as iniciativas promovidas no âmbito do Ecolabora.
Ainda segundo a chefe do Setor de Sustentabilidade do TJRR, as boas práticas desenvolvidas no Poder Judiciário de Roraima despertam o interesse dos servidores de outros tribunais. “O TRT demonstrou grande curiosidade em saber como conseguimos eliminar o consumo e o gasto com descartáveis, e nós explicamos como substituímos esses itens por opções mais sustentáveis”, reforçou.
Texto: Emily Soares - Estagiária em Jornalismo
Foto: TRT-13
Outubro/2024