Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária celebra avanços da primeira etapa do Plano Pena Justa em Roraima

Imprimir
 
Imagem colorida mostra o supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha durante discurso. Atrás dele está o backdrop com o título “Tribunal de Justiça de Roraima”.
 
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJRR, celebrou nesta sexta-feira (22) a conclusão da primeira etapa do Plano Pena Justa Estadual, iniciativa que busca transformar o sistema prisional do estado com base no respeito aos direitos fundamentais, na eficiência da gestão pública e no compromisso com a justiça social.
 
O encontro destacou os progressos alcançados pelo Comitê Estadual de Políticas Penais (CEPP), com atuação ativa do GMF. Até agora, a cooperação entre os órgãos envolvidos garantiu avanços significativos na construção do plano, que foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 12 de agosto de 2025.

Imagem colorida mostra oito pessoas posando para fotografia, Entre eles está o supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha.
 
O evento reuniu representantes de diferentes setores do sistema de justiça e da sociedade civil, reforçando o caráter plural e democrático da iniciativa. Para o supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha, o plano é resultado de um esforço coletivo e inovador no estado.
 
“Trata-se de uma obra coletiva, que nasceu do diálogo, da cooperação e da dedicação de magistrados, servidores, representantes do Executivo, do Legislativo, do Ministério Público, da Defensoria, da advocacia, das universidades e da sociedade civil. Todos se uniram em torno de um mesmo propósito: enfrentar o estado de coisas inconstitucional no sistema prisional e afirmar a dignidade da pessoa humana.”
 
O magistrado destacou também o papel essencial do CEPP como espaço de debate democrático, que contou com o suporte do Grupo Técnico Intersetorial (GTI), da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC), e do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
 Imagem colorida mostra nove pessoas que compõe o GMF/TJRR, posando para fotografia.
 
A reunião contou com a presença do supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha; do coordenador do GMF, juiz Renato Albuquerque; do diretor da DAGMF, Dagoberto Gonçalves; e da subdiretora de Apoio Multidisciplinar da DAGMF, Débora Nóbrega. Também participaram a secretária-adjunta da SEJUC-RR, Michelly Viau; os defensores públicos Frederico Cesar Leão e Wagner dos Santos; além das representantes do Escritório Social de Roraima, Maria Ferreira e Fernanda Carpanini.


 

A matéria possui duas imagens. A seguir as descrições na ordem de publicação:

 

Foto 1: Imagem colorida mostra o supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha durante discurso. Atrás dele está o backdrop com o título “Tribunal de Justiça de Roraima”.
Foto 2: Imagem colorida mostra oito pessoas posando para fotografia, Entre eles está o supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha.
Foto 3: Imagem colorida mostra nove pessoas que compõe o GMF/TJRR, posando para fotografia. 

 


 

Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 – NUCRI/TJRR