Cento e noventa e nove estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Professora Maria Francisca da Silva Lemos receberam certificados do Programa Maria Vai à Escola, realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima (Cevid/TJRR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
A entrega ocorreu no auditório da Escola Municipal Nara Ney de Araújo Machado e reuniu sete turmas. O juiz titular do segundo juizado de Violência Doméstica e Familiar, representando a Cevid/TJRR, Jaime Plá, reforçou que o projeto busca sensibilizar as crianças sobre assuntos fundamentais como questões de gênero, violência doméstica, direitos humanos, comunicação não violenta, bullying e entre outros.
“A gente acredita que a violência é construída. Ninguém nasce violento, ninguém nasce agressivo. Então, eles aprendendo a identificar um ambiente violento, e conhecendo as ferramentas para que possam quebrar o ciclo de violência, desde a infância, vão poder crescer contribuindo para uma sociedade menos violenta”.
O estudante Marcos Israel destacou que, além dele, sua família também aprecia e apoia o projeto.“O Programa Maria Vai Escola falou sobre a defesa da mulher, sobre a lei Maria da Penha, sobre direitos humanos, que homem que é homem chora, e eu estou achando bem legal”.
A professora do programa Maria Vai à Escola, Alcinda Muniz, apontou que durante as atividades dentro da sala de aula são feitos ciclos de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências, dentro e fora do âmbito escolar, o que auxilia no processo educativo para serem agentes de transformação, visando mudança quanto à cultura da violência.
‘É muito importante que esse programa continue, que a gente continue levando para outras escolas e a cada vez mais atingindo mais crianças para que eles possam saber sobre a importância da Lei Maria da Penha”.
A entrega dos certificados foi realizada no dia 27 de agosto, como parte das atividades de participação da Cevid/TJRR nas ações da campanha Agosto Lilás.
Texto: Mairon Compagnon/Jornalista
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – agosto/2024