Biblioteca especializada na área jurídica. Sua missão é fornecer informação em doutrina e legislação necessárias para subsidiar as atividades judicantes e administrativas do Tribunal. Seu acervo abrange as áreas de Ciências jurídicas, Administração pública, Tecnologia e Gestão da Informação e da Comunicação, Gestão de Pessoas, é composto por livros, folhetos, periódicos, diários oficiais e documentos institucionais impressos. Mantém uma Biblioteca Virtual com conteúdo digital de todas as áreas do Direito e de Normas Técnicas Brasileiras (NBR). Dispõe de salas para estudo individual e em grupo. A sala do Projeto Biblioteca Virtual disponibiliza acesso a internet / rede wi-fi para pesquisas acadêmicas aos usuários em geral (público interno e exeterno).
História | Público Alvo | Contato
A Biblioteca foi criada em 1992, um ano após a instalação do Tribunal de Justiça de Roraima. A princípio, funcionou no Prédio do Fórum Civil e em 1992, após a inauguração da nova sede do Palácio da Justiça, foi transferida para um amplo espaço no segundo piso. Em 1995 passou a contar com um profissional bibliotecário, que em 1999 foi o responsável por lançar o informativo com sumários de periódicos e em 2000 automatizou o acervo bibliográfico com o software livre MicroIsis. Em 2004, a medida do crescimento das necessidades informacionais dos usuários, passou a controlar os atos normativos editados pelo Tribunal e a legislação pertinente, por meio do sistema eletrônico Pro-Biblioteca, criado internamente. Em 2007, a Biblioteca passou a contar com dois bibliotecários, que em 2012 foram os responsáveis pela implantação do software de gestão de Biblioteca para revitalização da oferta de produtos e serviços, com acesso a pesquisa no catálogo on-line e a opção de renovação e reserva de empréstimos pela internet. Em 2014, inaugurou a Biblioteca Virtual Jurídica (BVJur) com plataformas de pesquisas composta por base de dados, bibliotecas digitais jurídicas e normas técnicas da ABNT/ISO. Em 2017, mudou-se para a Sede Administrativa - Ed. Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, com espaço apropriado e ambientado para satisfação do usuário, adequado aos princípios de acessibilidade. Em 2019, iniciou a organização dos atos normativos resultando no produto Base Virtual de Atos Normativos, que permite ao usuário acessar o texto na íntegra do ato e correlacionamentos com outros atos até sua revogação, como parte do projeto de memória institucional do TJRR.
Público Alvo
A Biblioteca pode ser utilizada por todo cidadão.
Contato
Endereço: Prédio Administrativo Luiz Rosalvo Indrusiak Fin
Biblioteca Virtual
Reúne e disponibiliza acesso às fontes de informações especializadas em Direito e as normas técnicas ABNT/ISO. Ainda que seja de uso exclusivo dos magistrados, servidores e colaboradores do TJRR, qualquer cidadão, ao comparecer à Biblioteca poderá solicitar acesso pelos terminais de pesquisa.
Plataformas:
GEDWeb
Disponibiliza normas técnicas na área de normalização de trabalhos jurídicos, técnico-científicos e coleções especializadas em Tecnologia da Informação, Arquitetura. Engenharia e Arquivologia. Permite acessos simultâneos e ilimitados.
Biblioteca Física
Reúne e disponibiliza acesso às fontes de informações especializadas em Direito e as normas técnicas ABNT/ISO.
Empréstimo
Sala de estudos
Doações e depósito legal
As doações podem ser entregues à Biblioteca mediante Termo de Doação. Teses e dissertações que tenham como temática o Tribunal e a justiça podem ser entregues em formato eletrônico, mediante Termo de Autorização para disponibilização no Repositório Institucional. Lembre-se: A Biblioteca é a depositante legal de toda a produção técnica gerada no âmbito do Tribunal oriunda das unidades judiciais e administrativas, a fim de manter atualizado o Controle Bibliográfico institucional.
Ala de Documentos Históricos
Criada em março de 2023, a ala de documentos históricos tem a função de guardar processos administrativos ou judiciais que possuam valor histórico. Até esta data, os documentos históricos tinham a sua guarda gerida no Arquivo Geral, o que impossibilitava o acesso ao público. A visitação a esta Ala só poderá ser realizada mediante prévio agendamento: (95) 3198-2842 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Projetos Sociais
Projeto Leitura Abre Portas
O projeto visa engajar a leitura entre os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades do Estado para promover a educação não escolar, a reflexão e o espírito crítico dos jovens, oferecendo-lhes a possibilidade de produzirem seus próprios textos a partir do conhecimento adquirido e se tornarem cidadãos conscientes para reintegração à sociedade.