Notícias

ALINHAMENTO - Judiciário e Executivo discutem melhorias no atendimento de saúde dentro do sistema prisional

 

A pauta da reunião foram demandas enviadas pelos profissionais de saúde à Vara de Execução Penal

 

Fotos: Ascom/Governo

Judiciário e Executivo discutem  melhorias no atendimento de saúde dentro do sistema prisional

Dentre os assuntos estavam a melhoria na alimentação e no fornecimento de medicamentos aos reeducandos

 

A juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Joana Sarmento,  levou ao conhecimento do governo do Estado demandas dos profissionais de saúde que atuam dentro do Sistema Prisional de Roraima.

Em reunião com o governador Antônio Denarium, a magistrada detalhou as reivindicações enviadas à Vara pelos trabalhadores de saúde lotados nas unidades prisionais. 

 

Segundo a juíza, os profissionais formularam um documento, e enviaram à Vara. Na lista de reivindicações, estão: o aperfeiçoamento quanto às questões de fornecimento de medicamentos, melhoria no cardápio alimentício dos detentos  e a regularidade no transporte dos reeducandos para exames e consultas  médicas externas que forem necessárias.

 

“Tratamos principalmente sobre o fluxo de exames e acompanhamento das principais doenças que atingem o sistema prisional, como HIV e tuberculoso. Tratamos ainda sobre a melhoria do  atendimento às reeducandas grávidas”, destacou a magistrada.  

 

Esteve em pauta ainda o reforço do atendimento médico dentro do maior presídio de Roraima, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). “A proposta é aprimorar o atendimentos de saúde dentro das unidades prisionais para minimizar a remoção de presos para unidades médicas”, frisou a magistrada.

 

“Discutimos assuntos importantes para que seja feito o alinhamento entre a Sesau e a Sejuc, e assim, juntas, tenham mais condições de levar melhorias na saúde para todos os presos, com mais medicamentos, alimentação saudável e atendimentos odontológicos”, reforçou o governador Antônio Denarium. ⁣

 

A reunião ocorreu nessa quarta-feira, dia 24, no palácio do Governo. Contou ainda com a participação do secretário de Estado da Saúde, Marcelo Lopes, da Secretaria de Justiça e Cidadania,  André Fernandes, e do secretário de Segurança Pública, Edison Prola.