Notícias

Presidente do TJRR ganha prêmio nacional de Liderança de Inovacao e Tecnologia do Judiciário

O prêmio foi criado para promover o reconhecimento de líderes que tenham atitude empreendedora dentro das instituições
 
Foto: Divulgação
 
 
Dentre 11 finalistas de todo o Brasil, o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, foi primeiro lugar em inovação
 
Anunciado no fim da programação do primeiro dia do Expojud (Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça), realizado até o próximo dia 16, o primeiro lugar do prêmio Inovação, categoria Liderança Exponencial, foi concedido ao presidente do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), desembargador Mozarildo Cavalcanti. O segundo lugar ficou com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros e o terceiro lugar com a juíza Luciana Ortiz TavaresCosta Zanoni, da Justiça Federal de São Paulo. 
 
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, presente virtualmente à premiação, destacou o empenho de todos os magistrados e servidores para o alcance de todos os resultados positivos que o Judiciário de Roraima vem obtendo na área de inovação e tecnologia, assim como a contribuição de parceiros como o Ministério Público de Roraima, a Defensoria Pública de Roraima, a advocacia e as polícias.
 
“Conseguimos fazer e fortalecer grandes parcerias nesse biênio, o que facilitou nossa atuação a cada vez que  tivemos que propor uma medida mais ousada e inovadora, em busca de uma mudança de mentalidade, objetivando sempre uma prestação jurisdicional mais efetiva, célere e de melhor qualidade.  Acreditamos que o caminho é esse e continuaremos inovando, tentando sempre melhorar”, declarou, destacando ser uma honra ter tido a oportunidade de participar do evento, concorrendo ao lado de pessoas tão gabaritadas, com medidas importantes e inovadoras.
 
O idealizador do prêmio, Ademir Piccoli, destacou a importância de reconhecer lideranças como as premiadas neste primeiro dia de Expojud para a melhoria da justiça brasileira. “São exemplos como esses que devemos reconhecer e divulgar para todo o Brasil. De líderes que não só inovam, mas incentivam a inovação e, com isso, fazem a diferença na justiça do Brasil”, declarou.
 
 
Conheça algumas das iniciativas inovadoras do TJRR
 
SCRIBA: Sistema de Comunicação Inteligente que permite que as audiências, presenciais ou por videoconferência, sejam degravadas automaticamente. Para isso, o programa conta com tecnologia de Inteligência Artificial e atua reconhecendo e degravando os depoimentos. Não foi criado voltado para a situação de pandemia, no entanto, foi a principal ferramenta para superação dessa situação pelo judiciário roraimense, que pôde manter as atividades, mesmo de maneira remota.
 
MANDAMUS: Tecnologia criada por meio de uma parceria com a UnB (Universidade de Brasília) para automação e distribuição eletrônica de mandados e citações judiciais. Com o emprego de IA (Inteligência Artificial), além do uso de um app mobile e uma mini impressora portátil pelos oficiais de justiça, o novo sistema do TJRR permite que, do recebimento do mandado à devolução com a respectiva certidão, todo o procedimento seja realizado de modo eletrônico.
 
CONCÓRDIA VIRTUAL: Desenvolvido com o apoio do Scriba (Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências), em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), a ação visa viabilizar a mediação e a conciliação para resolução de conflitos, mesmo durante o período de distanciamento social, por meio de videoconferências.
 
PRÊMIO - O prêmio Inovação, categoria Liderança Exponencial, foi criado para promover o reconhecimento de líderes que tenham atitude empreendedora dentro das instituições. Destina-se àquele que idealizou, incentivou, patrocinou projeto de inovação diferenciado e fez a diferença para a Justiça.
 
Vencedor é definido em votação popular, dentre os participantes inscritos, que conhecem as experiências inscritas e apresentadas no evento.
 
EXPOJUD - O Expojud 2021 tem a proposta de abordar, por meio de painéis, palestras e oficinas online, a revolução exponencial do segmento da Justiça, promovendo a divulgação e discussões a respeito de inovações no setor de Tecnologia da Informação e IA (Inteligência Artificial), com destaque especial para o contexto de pandemia.