Notícias

JUSTIÇA COMUNITÁRIA - Programa do TJRR cria livro virtual sobre prevenção ao suicídio

 

Com o título “Dia de Sol”, o material foi criado com o objetivo de oferecer apoio e compreensão, sobretudo em tempos de pandemia 

 

Foto: Divulgação

Livro virtual Dia de Sol.

O livro digital também está disponível na versão em Espanhol para chegar a mais pessoas

 

Em alusão ao Setembro Amarelo, Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, o programa do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), Justiça Comunitária, desenvolvido em parceria com a Seed (Secretaria Estadual de Educação) produziu o “Dia de Sol!”, um e-book (livro virtual) com informações para a prevenção ao suicídio.

 

A publicação, que está disponível em português e espanhol, com linguagem de fácil entendimento e em formato PDF (Formato Portátil de Documento Digital), foi elaborada com a intenção de estimular o diálogo sobre o tema, além de oferecer as informações necessárias para que as pessoas que precisam de ajuda saibam como proceder na busca de apoio.

 

Segundo a coordenadora do Programa Justiça Comunitária, psicóloga Marcelle Wottrich, a ideia surgiu de uma reflexão sobre o alto índice de suicídios em Roraima.  "Diante da impossibilidade de levar este trabalho até as escolas devido à paralisação do ensino presencial, percebemos neste material uma oportunidade de contato com parte do corpo discente [alunos e alunas], jovens e sociedade”, explicou.

 

Ela destacou que a publicação foi elaborada com a participação de diversos profissionais e interessados em colaborar para a prevenção ao suicídio no Estado. “É um trabalho da sociedade civil. É um ‘trabalho conjunto’ que não depende de um único setor ou de um único profissional,  depende de todos nós”, completou. 

 

O livro virtual será disponibilizado aos estudantes diretamente da rede da Secretaria Estadual de Educação como material de ensino, mas a psicóloga alerta para a necessidade de cada um fazer parte da divulgação, replicando nas redes e grupos, de modo a alcançar o maior número possível de pessoas,  “ o importante é que essa palavra chegue a quem precisa”, observou.

 

JUSTIÇA COMUNITÁRIA - O Programa Justiça Comunitária foi iniciado no ano 2006 e é desenvolvido por meio de parceria entre o TJRR e a Seed, com o objetivo de reduzir a violência e ajudar na resolução de conflitos no ambiente escolar.

Atualmente, o programa aborda os mais diversos temas, acessando muitas vezes para o universo das famílias e das comunidades, onde os alunos estão inseridos. Dentre as ações do programa, estão a realização de palestras e treinamentos para mediadores no âmbito escolar, mas que devido à pandemia ficaram suspensas. Além disso, existe um trabalho de atendimento diretamente realizado com a equipe do programa. Ao todo, no ano de 2019, 57 escolas de Boa Vista receberam o trabalho do programa do TJRR.

A equipe do Justiça Comunitária é composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e voluntários do quadro efetivo estadual. Além do trabalho diretamente nas escolas, o programa conta uma sala de atendimento na Sede Administrativa do Tribunal de Justiça, edifício Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, localizado na avenida Capitão Ene Garcez, número 1.696, bairro São Francisco. A unidade fica na sala 314, no terceiro andar. Outras informações podem ser obtidas ligando para o telefone: (95) 3198-4100 ou (95) 98114-2244.

Outras instituições, como as Polícias Militar e Civil, o Conselho Tutelar, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), entre outros, somaram-se como parceiras nas ações desenvolvidas.

 

As versões em portugês e espanhol podem ser acessadas nos links abaixo:



Versão em portugês: DIA DE SOL - Um momento de reflexão sobre a vida, sobre quem somos, sobre cuidado

Versión en español:  DIA DE SOL - Un momento de reflexión, sobre quiénes somos, sobre el cuidado (español)