.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

FEVEREIRO - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Boa Vista já tem mais de 50 conciliações agendadas

O Poder Judiciário de Roraima investe na conciliação e na mediação por meio desses centros, que funcionam em todas as Comarcas do Estado

 

Foto: Nucri

A maioria das audiências está relacionada a questões de família, mas há grande parte de casos cíveis também

 

O Ano Judiciário de 2020 iniciou nesse mês de fevereiro.E para este período, o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) da Capital, Boa Vista, do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), já agendou 51 audiências de conciliação, sendo 40 relativas a demandas de família e outras 11 conciliações cíveis.

 

O juiz coordenador do Nupemec, Aluizio Vieira, afirma que a conciliação é a melhor opção para a população, uma vez que trata-se de um instrumento pensado para resolver problemas de uma forma eficiente, rápida e sem custos altos. “A conciliação pode solucionar o conflito de forma simplificada e célere, criando um ambiente seguro, com mais conforto e privacidade, garantindo que os participantes possam manifestar os interesses em questão”, explicou.

 

O Poder Judiciário investe na conciliação e na mediação por meio do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos) e dos Cejuscs. Neles, com o auxílio da conciliação ou da mediação, e considerando as necessidades de cada um dos envolvidos, os mediadores do TJRR trabalham com o uso de avançadas técnicas de negociação e resolução pacífica de controvérsias, buscando construir uma cultura da paz capaz de superar a tradicional ideia de levar todo e qualquer problema para ser solucionado por um juiz.

Segundo a coordenadora do Nupemec, Mara Vasconcelos, muitos conflitos podem ter uma solução por meio de acordo no Cejusc. Os mais frequentes, que são solucionados nas Varas de Família, por exemplo, são: os pedidos de pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, investigação de paternidade e inventário. Já os cíveis mais comuns são as ações de cobrança, monitórias, pedidos de reparação de danos morais, e danos materiais.

 

Mas os Cejusc’s atendem ações cíveis dos mais variados tipos como, por exemplo, as que envolvem acidentes de trânsito, dívidas em bancos, questões de vizinhança e muitos outros. Com isso, a coordenadora destaca que as vantagens de  escolher a conciliação são muitas, entre elas: a rapidez com que os problemas são resolvidos; a validade dos acordos que são homologados por um juiz e que tem força de decisão judicial.

 

“A participação efetiva dos envolvidos também é fundamental, pois, conversando entre si, podem escolher opções que estejam de acordo com a realidade; além do apoio de um mediador, um profissional de nível superior devidamente capacitado pelo TJRR nas técnicas de mediação e conciliação”, ressaltou.

 

E ela enfatiza ainda que a possibilidade de preservação dos laços representa um dos aspectos mais importantes da conciliação, pois, como método de solução pacífica de controvérsias, a conciliação prima pelo respeito e consideração entre os envolvidos, tendo assim maiores chances de pacificação do que os métodos convencionais.

 

“Trata-se da busca de uma solução onde todos saem ganhando: ganha a empresa, que não perde o seu cliente; ganham os vizinhos, que podem manter uma boa convivência entre si; e ganha a família, preservando o respeito mútuo entre pessoas que sempre farão parte da vida uma das outras”, observou.

 

CONCILIAÇÃO - A conciliação é uma opção aberta, que pode ser tentada quantas vezes for solicitada, sem prejudicar o andamento dos processos nas Varas ou Juizados Especiais. A pessoa que busca a conciliação pode suspender ou desistir dela e voltar para o processo judicial, sem problemas, a qualquer tempo e, se quiser, em outro momento; também é livre para pedir novamente a tentativa de um acordo via conciliação, sem qualquer prejuízo.

 

No caso de dúvidas, as pessoas devem procurar o local onde tramitam os processos que protocolaram para verificar se cabe conciliação. Se ainda não existe nenhum processo em andamento que trate do problema, será necessário primeiro abrir o processo nas Varas ou Juizados Cíveis para, em seguida, solicitar a audiência de conciliação.

 

Após o pedido, os processos serão encaminhados para o Cejusc, onde serão realizadas as audiências. Em Boa Vista, o Cejusc funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, no andar térreo do Fórum Advogado Sobral Pinto, em frente à Praça do Centro Cívico.

Mas, atualmente, existem nove Cejuscs, que estão localizados em todas as Comarcas do Estado de Roraima. São eles: Cejusc Alto Alegre, Cejusc Bonfim, Cejusc Caracaraí, Cejusc Cível de Boa Vista, Cejusc Itinerante, Cejusc Mucajaí, Cejusc Pacaraima, Cejusc Rorainópolis e Cejusc São Luiz.

 

Onde atende o Cejusc Itinerante:

 

Polo de Atendimento e Conciliação do Centro Universitário Estácio;

Polo de Atendimento e Conciliação da Casai (Casa de Saúde do Índio);

Polo de Atendimento e Conciliação da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo;

Polo de Atendimento e Conciliação da Câmara de Conciliação da Vara da Justiça Itinerante;

Polo de Atendimento e Conciliação do Chame (Centro Humanitário de Apoio  à Mulher);

Polo de Atendimento e Conciliação do Terminal de Ônibus;

Polo de Atendimento e Conciliação da Defensoria Pública;.

Polo de Atendimento e Conciliação do Terminal de Ônibus do Bairro Caimbé.


Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte