PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRR realiza vistorias e promove sensibilização no Interior

Imprimir
 
 
As atividades serão voltadas à formação dos servidores dessas comarcas e reduzir barreiras de acessibilidade 
 
 
Foto: Orib Ziedson
 
Comarca de Alto AlegreA
primeira Comarca a ser visitada será Alto Alegre
 
 
 
 
Para reforçar a conscientização dos servidores e gestores do Poder Judiciário sobre a importância da promoção da acessibilidade e da inclusão, tanto no ambiente de trabalho quanto na prestação jurisdicional voltada ao portador de deficiência, a Cpai (Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão) do TJRR vai realizar uma série de visitas às comarcas do interior do Estado. 
 
A primeiro a receber a equipe nesta sexta-feira, dia 6, é a Comarca de Alto Alegre. Durante as visitas serão realizadas vistorias de acessibilidade arquitetônica em cada uma das comarcas atendidas, como forma de detectar e reduzir barreiras que possam dificultar a acessibilidade nos espaços destinados àquelas comarcas. A intenção é que, até março do próximo ano, a Secretaria de Infraestrutura e Logística possa fazer os ajustes necessários nos prédios das comarcas atendidas.
 
Além disso, também serão realizadas atividades ligadas ao tema da inclusão e da acessibilidade como, por exemplo, a oficina “Praticando as Diferenças”, que será ministrada pela servidora deficiente visual e membro da Cpai, Vera Sábio; e a mesa redonda “Promovendo a Conscientização e Inclusão”, que deve contar com a participação de todos da comarca. 
 
A coordenadora da Cpai, a arquiteta Claudete Silva, explicou que o foco principal é a sensibilização dos servidores, estagiários e terceirizados quanto às questões da acessibilidade e inclusão. “É de suma importância eliminar as barreiras. As pessoas que atendem ao público precisam ter consciência de como atender uma pessoa com deficiência, de maneira a deixá-la confortável e confiante”, comentou.
 
CPAI - A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão foi criada no TJRR por meio da portaria número 453, de 2 de abril de 2018. Atualmente, a equipe da Cpai é composta por seis servidores do judiciário, tendo a desembargadora Tânia Vasconcelos como presidente, a arquiteta Claudete Silva como coordenadora e, como membros, os servidores Vera Sábio, Aldair Santos, Leandro Franco e  Maycon Keneddy, intérprete de libras.
 
 
Confira o cronograma de visitas CPAI
6 de dezembro      Alto Alegre     às 10 horas da manhã;
9 de dezembro      São Luiz         às 10 horas da manhã;
10 de dezembro    Caracaraí       às   9 horas da manhã;
16 de dezembro     Bonfim          às 10 horas da manhã.