.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

PATRULHA MARIA DA PENHA - Guardas-civis municipais são capacitados pelo TJRR para atuar na proteção às vítimas de violência doméstica

 


A Patrulha Maria da Penha é fruto de uma parceria entre o TJRR e a Prefeitura Municipal de Boa Vista, atuando como um mecanismo de auxílio para a eficácia da medida protetiva


Foto: Orib Ziedson

Capacitação Patrulha Maria da Penha.

Os guardas-civis que atuam no trabalho de proteção às vítimas de violência doméstica são capacitados pelo TJRR e recebem constante atualização para realizar o trabalho



Como parte da programação da Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em todos os tribunais estaduais do país, a Coordenadoria Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) promoveu esta semana mais uma capacitação para atualizar os conhecimentos dos guardas-civis municipais integrantes do programa Patrulha Maria da Penha.

 

Segundo a pedagoga da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Moura, a intenção do trabalho realizado com os guardas é promover um alinhamento de conhecimentos para que possam atuar adequadamente nas ruas.

 

“Eles trabalham diretamente conosco. Fazem o acompanhamento da mulher que está em risco, subsidiam o judiciário com outras informações para que o processamento dos casos aconteça de forma mais rápida. São parceiros e fazem parte dessa rede de enfrentamento à violência doméstica”, comentou.


Ela explica ainda que essa ação na Semana da Justiça pela Paz em Casa é um reforço na atualização de conhecimentos, visto que os guardas da patrulha também são especialistas na temática da violência doméstica.

 

“Eles já detêm informações, nós colaboramos tirando algumas dúvidas, agradecendo, valorizando o trabalho deles junto às mulheres e junto ao judiciário, pois são uns dos primeiros a chegar quando a mulher que possui medida protetiva está em situação de violência doméstica. Então, é importante que nós estejamos sempre em contato para que possamos levar a melhor prestação jurisdicional para essa mulher que busca o sistema de justiça”, destacou.

 

Para a guarda-civil municipal Priscilla Cruz, integrante da Patrulha, que participou da capacitação, esse é um momento importante para todos que autuam nesta atividade. “Pessoas que se interessam pela patrulha e pela causa da violência doméstica são sempre bem-vindas. A gente fica feliz porque foram criados mais multiplicadores”, disse, ao ressaltar que nesta qualificação participaram também guardas que não integram a Patrulha, mas que manifestam interesse pela causa.

 

Sobre o resultado dos conhecimentos repassados pela equipe do Poder Judiciário, Priscilla Cruz se mostrou satisfeita. “Foi possível falar sobre o assunto, conhecer as atualizações da Lei, tomar conhecimento de novos casos e ouvir depoimentos. Também tivemos uma roda de conversa. Assim, a gente agrega conhecimentos e temos ainda mais incentivo para desempenhar um ótimo trabalho”, declarou.

 

PATRULHA MARIA DA PENHA - Criada em 2015, a Patrulha Maria da Penha é formada por uma guarnição especializada de guardas-civis municipais que realiza visitas rotineiras e faz um acompanhamento de perto às vítimas da violência doméstica. Além de dar à mulher maior segurança, a Patrulha pode ser, muitas vezes, o primeiro contato que a vítima encontra para buscar a proteção e orientação necessária.

 

A Patrulha Maria da Penha é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura Municipal de Boa Vista e surge como um mecanismo de auxílio para a eficácia da medida protetiva. Os guardas-civis municipais da Patrulha Maria da Penha fazem a fiscalização, o acompanhamento das mulheres que têm medidas protetivas deferidas pelo 1º e 2º Juizados de Violência Doméstica.

 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte