CONSERVAÇÃO DAS ÁGUAS - Voluntários do TJRR ajudam a recolher mais de 300 quilos de resíduos do Rio Branco

Imprimir

 

 

Já na 22a edição, o projeto da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, retirou mais de 16 mil toneladas de resídios de rios e igarapés de Roraima

 

Fotos: Orib Ziedson/ Secom-RR

Voluntários durante as atividades do Caer nos Rios.

Uma turma de servidores do TJRR passou a manhã de domingo contribuindo com a limpeza das águas na Capital

 

 

Em mais uma edição do projeto Caer nos Rios, voluntários do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), que apoia a ação de limpeza dos rios, recolheram na manhã deste domingo, dia 29, mais de 300 quilos de lixo retirados do rio Branco. Os barcos partiram às 8h30 e percorreram as margens do rio Branco e o entorno da escola Barão de Parima, no bairro Calungá, por onde passa o Igarapé Caxangá. 
 
Para a subsecretária de Planejamento, Gestão de projetos e Sustentabilidade do TJRR, Érika Horta, se cada um fizer a sua parte, é garantir a continuidade das riquezas naturais do estado e do mundo. “É uma sementinha que estamos plantando; e por meio da adesão dos voluntários podemos contribuir para que os nossos recursos naturais não se esgotem; e para que tenhamos um mundo melhor”, comentou.
 
Segundo a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Elisângela Rodrigues, a ação, que já está na 22a edição, tem dado uma importante contribuição, pois a quantidade de resíduos retirada vem diminuindo e os trabalhos de sensibilização são a base para que o meio ambiente sofra cada vez menos com a poluição. 
 
“Já retiramos mais de 16 mil toneladas nessas 22 edições do projeto. Essa é uma ação em que cada um contribui como pode e assim vamos ajudando a natureza, fazendo do nosso meio ambiente um lugar melhor para se viver”, destacou. 
 
O pequeno Guilherme Melo Oliveira, de sete anos, que também participou da turma dos voluntários do TJRR, disse que já entendeu que o planeta precisa de ajuda. “O planeta está sofrendo e temos que ajudar, senão a humanidade não vai mais existir. Vou vir também nos próximos, pois acho importante ajudar”, disse.
 
A estudante de jornalismo Marilia Mesquita considera fundamental essa união. “Nosso papel é tentar amenizar os impactos da irresponsabilidade de alguns com o meio em que vivemos. Nesta ediçao estamos contribuindo para a preservação da água, que é um recurso fundamental para a nossa existência”, comentou.  
 
A servidora do Poder Judiciário, Elaine Assis, participou pela primeira vez do projeto, mas afirma que vai virar rotina a atividade voluntária para preservação do meio ambiente. “Além de nos proporcionar um visual maravilhoso, participar do Caer nos Rios nos deixa mais próximos do sentimento de colaboração e responsabilidade com a sociedade.
 
O Caer nos Rios é um projeto da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, realizado periodicamente, de três em três meses. O objetivo é contribuir com a ação de limpeza nos rios e igarapés de Roraima. Para desenvolver a ação, a Caer conta com o apoio da Associação dos Barqueiros e da Associação dos Catadores de Lixo; além do apoio da comunidade em geral e parceiros institucionais como o TJRR.

 

Equipe de Voluntários reunidos para registro fotográfico, antes das embarcações saírem para realizar a coleta de materiais no rio Branco.Momento em que as embarcações chegaram ao porto da Marina Meu caso com os materiais recolhidos.