Notícias

MAIS PRODUTIVIDADE - Ações de saúde e qualidade de vida reduzem o número de dias de afastamentos no TJRR

A redução ocorreu tanto na quantidade de afastamentos por problemas de saúde de servidores como de magistrados, influenciando diretamente na produtividade do tribunal


Fotos: Nucri

Atendimento médico aos servidores

A valorização do indivíduo, por meio de atividades de prevenção, atenção à saúde e qualidade de vida no trabalho compõem o foco da atual administração do TJRR na área de gestão de pessoas


Além de alcançar todas as metas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e aumentar a produtividade, o Poder Judiciário de Roraima colheu, em 2019, resultados positivos na Gestão de Pessoas da instituição. O Relatório TJRR em Números, com dados de 2017 a 2019, mostrou que a participação de magistrados e servidores nas ações de qualidade de vida desenvolvidas internamente aumentou consideravelmente.

Em 2017, a soma total de servidores e magistrados envolvidos repetidas vezes nessas atividades eram de 4.375 participações; e em 2019 alcançaram a marca de 13.637 participações. Como consequência, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) reduziu o número de dias de afastamento de magistrados e servidores.

Conforme o Relatório TJRR em Números, a redução no número de dias de afastamento de magistrados foi de 32% e de servidores 26,88% só no último ano de 2019. Para a secretária de Gestão de Pessoas, Bruna França, esse resultado tem relação direta com as ações de qualidade de vida promovidas pelo TJRR, tanto as voltadas diretamente para a saúde física e emocional como as relacionadas à sustentabilidade.

“Intensificamos as ações de saúde e qualidade de vida; focamos na prevenção e combate às principais causas de afastamentos de servidores e magistrados, e o resultado foi surpreendente. Certamente, o aumento da produtividade também se deve ao forte trabalho de valorização às pessoas da nossa instituição”, destacou.

A secretária informou ainda que para 2020 outras atividades foram adicionadas à programação anterior. Além dos projetos consolidados, como a Oficina de Meditação, Bioimpedância, Oficinas de Prevenção ao Estresse, Massagem Terapêutica, Ginástica Laboral e a Ergonomia, foram adicionadas as Oficinas de Escuta Clínica, o Programa de Preparação para a Aposentadoria, o Acolhimento psicológico, o retorno do Treino Funcional e o Coach de Liderança e Carreira (em fase de estudo para implantação).

Outras informações podem ser obtidas acessando o Portal da Saúde do TJRR no endereço eletrônico https://saude.tjrr.jus.br/.