.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

BRASIL E JAPÃO - Audiência do TJRR por videoconferência comprova existência de idoso que perdeu contato com a família

 

Além de contribuir para a tramitação de uma ação relacionada a um inventário, a ação do TJRR reaproximou irmãos que não se viam há mais de 40 anos


Imagens: Lucas Amancio

Equipe do TJRR e da Associação Nipo-Brasileira em Roraima durante videoconferência  entre Brasil  e Japão

A audiência contou com a participação dos envolvidos no Brasil e no Japão, de outros integrantes necessários de Brasília (DF) e Manaus (AM), e dos representantes do TJRR em Boa Vista



Em uma audiência pré-processual, realizada por meio da ferramenta de videoconferência do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) entre Brasil e Japão, foi possível que depois de aproximadamente 40 anos uma família se reencontrasse para resolver uma ação de inventário e partilha. 


A mediação foi conduzida pelo juiz auxiliar da presidência e coordenador do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) do TJRR, Aluízio Vieira, que estava em Brasília (DF) por compromissos do judiciário, e pelo juiz Esdras Silva Pinto, que acompanhou presencialmente a ação da sala de audiência virtual do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.


Simultaneamente, participaram da audiência, realizada na noite da última quarta-feira, dia 28, um senhor de 81 anos com descendência japonesa, que quando veio para o Brasil perdeu o contato com a família, os familiares dele, que se encontravam no Japão, advogados e ainda membros da Comunidade Japonesa no Brasil que estavam em Manaus (AM).

 

O juiz Esdras Silva Pinto destacou que a proposta inicial da audiência era fazer com que eles se reconhecessem e assim os procedimentos para o andamento do processo pudessem ser iniciados, levando em conta que trata-se de uma audiência extrajudicial. 


“O Tribunal de Justiça, por meio do Nupemec [Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos], atuou com essa ferramenta inovadora do ponto de vista jurídico. É uma ação inclusiva na medida que alcança pessoas em diferentes partes do mundo, utilizando apenas computadores, câmeras e aparelhos celulares, reduzindo tempo e custos”, explicou.

 

Videoconferência entre o Brasil e o Japão, momento em que os irmãos se reconhcem por meio da tramissao das imagens e som

 

Com o objetivo de auxiliar e prestar o apoio às partes e esclarecer a questão do parente vivo para a ação de inventário, a presidente da Associação Nipo-Brasileira em Roraima, Elizabeth Mitie Fukuda, também acompanhou toda a audiência e afirmou que o Poder Judiciário de Roraima, além de inovar na realização de procedimentos desta natureza, também facilita a vida das pessoas envolvidas, tanto pelo fator econômico quanto emocional. 

 

“O processo tem origem no Japão e os trâmites demorariam muito se corressem pela forma tradicional, pois a primeira comunicação deles [familiares que residem no Japão e Brasil] ocorreu há dois meses por carta. Isso é uma inovação para encurtar e agilizar a resolução dos processos ou procedimentos”, comentou.

 

Com a ajuda de uma tradutora foi possível, ainda, que eles conversassem, e o objetivo da audiência foi atendido, uma vez que ficou esclarecido para ambas as partes que eles realmente são da mesma família. Detalhes como nome dos pais, escola onde estudaram e amigos em comum possibilitaram a interação entre os irmãos que há tempos não tinham contato.

 
 
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte