.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

TJRR é um dos mais eficientes do país

Com índice de produtividade de 100% e a menor taxa de congestionamento de processos, o Tribunal de Justiça de Roraima vem superando os próprios resultados a cada ano

 

Foto: Nucri

Mesa de autoridades durante a  cerimônia de apresentação dos resultados  do Justiça em Números 2019, do CNJ

A divulgação dos resultados do relatório Justiça em Números 2019, do CNJ, foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 28, em Brasília (DF), para os representantes dos tribunais de todo o país

 

 

Mais eficiente da região Norte, obtendo 100% de IPCJus (Índice de Produtividade Comparada da Justiça), conforme o último relatório Justiça em Números do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) atinge pelo quarto ano seguido esse resultado, mantendo-se em primeiro lugar entre os seis tribunais mais produtivos do Brasil.

 

A última edição do relatório Justiça em Números (ano-base 2018) divulgado na manhã desta quarta-feira, dia 28, pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ, ministro Dias Toffoli, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 13o Encontro Nacional do Poder Judiciário, é a principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário, e é anualmente divulgado mostrando a realidade dos tribunais brasileiros, com dados sobre a estrutura e litigiosidade.

 

Para o cálculo da produtividade, o CNJ leva em conta o que foi produzido a partir dos recursos ou insumos (número de processos que tramitaram no período do levantamento, dados sobre recursos humanos e despesas) disponíveis para cada tribunal. E, mesmo sendo o tribunal de menor porte, com menor despesa (R$ 229.056.409) e, consequentemente, menor recurso financeiro disponível dentre os demais no Brasil, o TJRR alcançou outros resultados positivos importantes.

 

Além de mais produtivo, o levantamento do CNJ apontou ainda que o TJRR mantém a menor taxa de congestionamento de processos, com um índice de 47%. Isso significa dizer que o Poder Judiciário de Roraima é o que tem menos casos que permaneceram pendentes de solução ao final do ano-base em relação ao que tramitou.

 

Outro resultado destacado no Justiça em Números é o índice de conciliação, que tem uma média de 10% em todo o Brasil. Roraima se mantém acima desse percentual, chegando a 13,2% de conciliação.

m coletiva concedida à imprensa, após a apresentação dos dados do documento, o ministro Dias Toffoli declarou que os resultados tabulados na pesquisa Justiça em Números mostraram que o judiciário caminha para aumentar a transparência e a eficiência.

“Pudemos verificar, por exemplo, que tivemos mais processos julgados que recebidos em todos os setores do judiciário; que o acesso à justiça está cada vez mais amplo; e o judiciário, com maior capacidade de atendimento. Essa é uma razão para continuar com esse importante trabalho, que serve para refletirmos sobre os desafios do judiciário e para nos mantermos cada vez mais animados e otimistas com o que vem sendo desenvolvido”, declarou.

 

A diretora Executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias, Gabriela de Azevedo Soares, destaca que o Justiça em Números deve ser usado como uma ferramenta a favor de cada tribunal, pois assim conseguem mensurar como está o desempenho e verificar o que é preciso fazer para melhorar.

 

“O fato de um tribunal obter 100% IPCJus não significa que ele não precisa de melhorias, mas que está entre os melhores do Brasil, pois há sempre melhorias a serem realizadas. E com a análise de contexto que apresentamos é possível obter os dados mais detalhados sobre o que é necessário para obter essas melhorias e alcançar ou se manter entre os mais eficientes”, explicou.

 

Juiz Aluísio Vieira do TJRR, a secretária de Gestão Estratégica do TJRR, Inaiara Sá, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Mozarildo Cavalcanti e a  secretária geral do Poder Judiciário de Roraima, Tainah Westin

Para o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, esse último relatório apresentado pelo CNJ indica que o TJRR está se consolidando como um dos tribunais mais produtivos, transparentes e eficientes do país. Resultado que servirá apenas como referência para que mais esforços sejam empregados, segundo ele.

 

 

“Para se manter nessa condição de destaque, o Tribunal de Justiça de Roraima está investindo cada vez mais no aperfeiçoamento para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e nas inovações tecnológicas que também influenciarão em uma prestação jurisdicional cada vez mais eficaz no Estado”, ressaltou.

 

A desembargadora Elaine Bianchi, que estava à frente da Justiça Estadual até 2018, ano de referência da pesquisa, avalia que receber esses resultados no atual cenário do Estado é extraordinário.

 

“Receber a notícia de um IPCJus 100% é algo emocionante. Foi um trabalho de equipe que possibilitou que atingíssemos esses índices. E, com isso, podemos ser considerados orgulho nacional. Temos que acreditar”, declarou.

 

Já o corregedor-geral de Justiça, desembargador Almiro Padilha, que está à frente das ações para o aumento da produtividade e eficiência do Tribunal de Justiça de Roraima, fez questão de lembrar que esse resultado veio de uma soma de esforços.

 

“A manutenção do índice de 100% de produtividade do TJRR no ranking do IPCJus do CNJ é devido ao engajamento do trabalho e dedicação de todos que fazem o judiciário, desde estagiários a desembargadores; além do empenho de gestões anteriores, em especial da desembargadora Elaine Bianchi, que era a gestora na época da pesquisa. E não podemos esquecer do apoio necessário que temos de instituições parceiras, como  Ministério Público, OAB, Defensoria do Estado e delegados da Polícia Civil para chegar a esse resultado”, declarou.

 

 

Gráfico com informações sobre os resultados  de todos os Tribunais de Justiça do Brasil            Gráfico com informações sobre os resultados  de todos os Tribunais de Justiça do Brasil


Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte