.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Tribunal de Justiça cria Câmaras de Conciliação da Saúde

 

A intenção é diminuir a quantidade de ações judiciais relacionadas a demandas de medicamentos e procedimentos de Saúde que dão entrada no Judiciário


Foto: Nucri

 

Fachada do Fórum advogado Sobral Pinto, localizado no Centro de Boa Vista

As Câmaras de Conciliação estão em processo de estruturação dentro do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, no Fórum Advogado Sobral Pinto



Até o início do mês de julho, as Câmaras de Conciliação da Saúde, recém-criadas pela atual gestão do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) começam o atendimento ao público. A nova estrutura fará parte do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), que funciona no Fórum Advogado Sobral Pinto.

 

O objetivo da instalação das câmaras, criadas pela Resolução número 21/19, é promover a mediação e a conciliação pré-processual nas demandas relativas ao direito à saúde. Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), Aluízio Vieira, a ideia de disponibilizar mais esse serviço à população surgiu devido ao aumento das demandas relacionadas a esse direito fundamental da sociedade: a Saúde.

 

“Como são muitas as demandas relacionadas a questões de medicamentos e outros procedimentos, sobretudo depois da crise financeira em que o Estado entrou, o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, achou por bem ter uma unidade específica para tratar do assunto e atender a essas demandas da população com mais propriedade e rapidez”, explicou.

 

Ele destaca que a intenção é estimular ainda mais a utilização dos mecanismos de conciliação para evitar que mais conflitos que poderiam ser resolvidos com acordos se tornem ações judiciais e tenham que passar pelos trâmites da Justiça, convertendo-se em mais tempo de espera para o jurisdicionado e também congestionamento de trabalho no judiciário, visto que a área da saúde é uma das mais demandadas.

 

“A mediação e a conciliação são instrumentos efetivos de pacificação social e de solução de conflitos, e sua utilização deve ser estimulada por juízes, advogados, defensores públicos e promotores de Justiça, conforme o que estabelece o Código de Processo Civil”, observou.

 

O magistrado informou ainda que para viabilizar o funcionamento das Câmaras o Tribunal de Justiça já está planejando firmar convênios e termos de cooperação técnica com o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Estado de Roraima, o Município de Boa Vista, autarquias, fundações, universidades, faculdades, escolas e hospitais, entre outros.

 

DIREITO À SAÚDE - A Constituição Federal de 1988 garante saúde como um direito universal, ou seja, todos têm direito a tratamentos adequados, fornecidos pelo poder público. “Saúde é direito de todos e dever do Estado”, artigo 196, da CF.

Em 1988, com a Constituição, também nasceu o SUS (Sistema Único de Saúde), que deve oferecer não apenas os cuidados assistenciais: deve trabalhar com atenção integral à saúde. Isso significa que o cidadão tem direito a cuidados que vão da prevenção ao tratamento, tudo com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

 

A lei determina ainda que a saúde é um dever dos três entes da federação: da União, dos estados e dos municípios. E ninguém pode ser discriminado no sistema, todos devem ser tratados com igualdade de direitos.

E para deixar claras as regras, o poder público criou a “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde”, que pode ser conferida acessando o link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_direitos_usuarios_saude_3ed.pdf.

 

 

 

 

 

 

 
 
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte