.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Coordenadoria da Infância se reúne com corregedor-geral de Justiça e juízes do interior

 

Na manhã da última sexta-feira (16) o juiz Marcos José de Oliveira, coordenador da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR), se reuniu com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jésus Nascimento e a equipe da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) para tratar sobre as demandas da área infantojuvenil, tendo em vista que a CIJ tem como uma de suas atribuições, colaborar com a CGJ nas questões relacionadas à gestão estadual dos cadastros nacionais da Infância e da Juventude, além de cooperar com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI).

Na ocasião, foram discutidos assuntos relevantes para o aprimoramento da Justiça da Infância no Estado de Roraima, entre os quais, as Metas 4, 5 e 7 de nivelamento 2017/2018 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que tratam, respectivamente, sobre a unificação de dados de crianças e adolescentes por meio do CPF; o controle de prazos na medida socioeducativa; e a fiscalização do cumprimento do prazo legal de encerramento das ações de destituição e suspensão do poder familiar.

Outros pontos debatidos foram o Provimento n. 36/2014, que dispõe sobre a estrutura e procedimentos das Varas da Infância e Juventude; e Provimento n. 63/2017, que dispõe sobre regras para emissão, pelos cartórios de registro civil, da certidão de nascimento, casamento e óbito, com a inclusão obrigatória do número de CPF.

Conforme o juiz Marcos Jose´de Oliveira, o assunto de maior relevância foi a instalação da 2ª Vara da Infância e da Juventude. “A 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) está em funcionamento desde 1991 e ainda encontra-se com a mesma estrutura na qual foi instalada, sendo que naquela ocasião, Boa Vista contava com 150 mil habitantes e nos dias de hoje 332.020 mil habitantes. Além disso, o Município do Cantá é termo judiciário de Boa Vista e contabiliza 16.877 mil habitantes, somando-se uma população total de quase 350 mil habitantes, conforme dados do IBGE, sendo que a Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Provimento n. 36/2014, determina que os Tribunais de Justiça instalem Varas específicas da Infância a cada 100 mil habitantes” afirmou.

No mesmo dia, à tarde, o coordenador da CIJ também se reuniu com os juízes e os diretores de Secretaria das Comarcas do Interior e com o chefe de Gabinete e a equipe interprofissional da 1ª VIJ, visando estabelecer uma linha de atuação com diretrizes unificadas na área da infância e juventude.

Durante a reunião, entre os diversos assuntos, foram abordadas as próximas capacitações de magistrados e servidores no Depoimento Especial e nos Cadastros Nacionais da Infância e da Juventude; o XII Encontro de Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil; além das Audiências Concentradas, já que a nova legislação sobre a adoção (Lei n. 13.509/2017) estabeleceu um prazo menor, de três meses, para a avaliação do Acolhimento Institucional de crianças e adolescentes.

* Com informações da CIJ

Boa Vista, 19 de março de 2018.

Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais – NUCRI
Escritório de Comunicação


Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte