.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

TJRR participa de reunião com representantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

 
 
Na manhã desta sexta-feira (17), o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Veras, reuniu-se com representantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).
 
A reunião, que foi solicitada pelo MNPCT, contou com a presença do Ministério Público de Roraima e Defensoria Pública, e teve o objetivo de realizar um diálogo entre os atores do Sistema de Justiça que trabalham com a temática da infância e juventude, a fim de debater aspectos observados pelos peritos do Mecanismo Nacional durante as visitas aos espaços de privação de liberdade. 
 
O MNPCT é um órgão federal destinado à prevenção da tortura, que realiza visitas regulares e periódicas em todo país a locais onde existam ou possam existir pessoas privadas ou restritas em sua liberdade, com o intuito de impedir que sejam vítimas de tortura ou outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
 
Fernanda Givisiez, perita do MNPCT, destacou o motivo do encontro em Boa Vista. "O MNPCT foi criado porque o Estado brasileiro contraiu uma obrigação junto à ONU  (Organização das Nações Unidas) ao ratificar o protocolo facultativo da convenção contra a tortura. Visitamos locais de privação de liberdade em todo país: Sistema prisional, Centro Socioeducativo, Unidade de acolhimento para crianças e adolescentes e asilo para pessoas idosas”, afirmou.
 
A perita lembrou que "nas visitas ao estado sempre realizamos diálogos com os atores locais: Poder Judiciário, Defensoria, Ministério Público, governo do Estado, etc... O motivo da reunião é nos apresentarmos ao sistema da infância e juventude de Roraima para que possamos dialogar e prestar esclarecimentos.
 
O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Veras, destacou a importância da visita. “Essa reunião nos ajuda a detectar qualquer tipo de violência, tortura, violação dos direitos humanos que acontecem no estado. Muitas vezes, as pessoas envolvidas têm medo de denunciar, e esse comitê finda sendo um foro privilegiado por obter mais informações, e ajuda, dessa forma, o combate à tortura.”
 
Após a conclusão do trabalho em Roraima, o MNPCT encaminhará às autoridades competentes relatórios das visitas.
 
Boa Vista, 17 de março de 2017.
 
Núcleo de Relações Institucionais - NURI
Escritório de Comunicação

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte