Ícone que leva para o Fale Conosco Ícone que leva para informações de Telefones Ícone que leva para Ouvidoria Ícone que leva para endereços, telefones e e-mails das Comarcas Ícone que leva para o Portal Transparência

 

Jurados passarão a utilizar tablets para visualizar processo durante julgamento

 

 

Na manhã de ontem (08.02) o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, desembargador Almiro Padilha, entregou tabletes para a primeira e segunda varas do Júri da Capital. Os equipamentos serão utilizados pelo jurados durante as sessões de julgamento do tribunal do júri popular. A medida tornou-se necessária após o processo de digitalização dos processos criminais e consequente  eliminação do papel, com a adoção do Processo Judicial Digital - Projudi Criminal,que ocorreu recentemente.
 
Com a nova ferramenta, o jurado poderá acompanhar o processo em julgamento página por página, fazer anotações de possíveis dúvidas, e elaborar perguntas sobre o feito que se encontra em julgamento. "Decidimos tornar os processos criminais digitais; temos que olhar pra frente. Os jurados precisam acompanhar o processo, e não vamos fazer cópias de um processo digital apenas para essa fase processual. Estamos caminhando para uma justiça 100% sem papel, afirmou Almiro Padilha durante a cerimônia de entrega.
 
Os equipamentos foram entregues ao Juiz Esdras Pinto, que atualmente responde pelas duas Varas do Júri, e para as diretoras de secretaria Geana  Oliveira e Aline Trindade. Antes da sessão, os equipamentos serão previamente carregados com cópias do processo, e terão seus mecanismos de conectividade desligados, garantindo a incomunicabilidade dos jurados ou acesso a qualquer aplicativo que possa distrair a atenção dos mesmos.
 
Tablet - é um tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen). É um dispositivo prático com uso semelhante a um computador portátil convencional. 
 
Devido ao formato e à praticidade do uso da tela com os dedos, é muito usado para navegar na internet, para a leitura de livros, jornais e revistas, para visualização de fotos e vídeos, reprodução de músicas, jogos, etc.
 
Boa Vista, RR 9 de fevereiro de 2017
 
Núcleo de Relações Institucionais do TJRR - NURI 
Escritório de Comunicação