Ícone que leva para o Fale Conosco Ícone que leva para informações de Telefones Ícone que leva para Ouvidoria Ícone que leva para endereços, telefones e e-mails das Comarcas Ícone que leva para o Portal Transparência

 

TJRR empossa cinco juízes substitutos

 

 

 

O Poder Judiciário realizou na manhã desta sexta-feira (27/01) a solenidade de posse de cinco novos Juízes Substitutos, aprovados no último concurso público para a carreira da magistratura roraimense.

Tomaram posse os Juízes: Rafael Vasconcellos de Araújo Pereira, Liliane Cardoso, Marcos José de Oliveira, Raimundo Anastácio Carvalho Dutra Filho e Cleber Gonçalves Filho.

 

A cerimônia de posse aconteceu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. No início da cerimônia, a representante dos empossados, Liliane Cardoso, realizou o juramento em nome dos demais aprovados. Em seguida, o secretário judiciário do TJRR, Elízio Ferreira de Melo, deu sequência ao juramento, citando o nome de cada um dos novos juízes. O ato da assinatura do termo de posse aconteceu na sequência, e foi realizado pelo presidente do TJRR, desembargador Almiro Padilha, e pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Oliveira.

 

Representando os recém-empossados, o orador da turma, Rafael Vasconcellos de Araújo Pereira, fez um discurso destacando a satisfação em fazer parte do corpo de magistrados do TJRR, um Tribunal que se destacou em 2016 como um dos melhores tribunais de pequeno porte do país;o esforço de todos para conquistar a aprovação no concurso; o apoio das famílias e dos amigos presentes para o ingresso na magistratura, e as características que julga fundamentais no exercício da profissão. “Roraima surge como uma ilha em excelência. É a sexta melhor cidade com qualidade de vida do Brasil; e o Tribunal de Justiça também segue essa excelência, pois aparece em primeiro lugar no índice do IPCJUS (índice de produtividade) no Justiça em Números do CNJ desse ano (2016).É um Tribunal que respeita o teto funcional, e vem tomando medidas para contenção de custos. Por tudo isso, parabenizamos o TJRR, que se preocupa com o cidadão e com a sociedade" (...)destacou.

 

O Presidente do TJRR, ao fazer uso da palavra, deu as boas-vindas e disse estar satisfeito em receber os novos magistrados para compor o quadro do Tribunal. "Como disse o Rafael, somos considerados um Tribunal de ponta, conforme os dados do Conselho Nacional de Justiça (...) E esse Tribunal foi destaque, não por essa administração, mas foi construído pelas últimas gestões, especialmente da des. Tânia Vasconcelos; e, com certeza, essa qualidade continuará com a próxima administração, com a des. Elaine Bianchi. Então, a responsabilidade dos senhores é grande! Exercer a magistratura é um trabalho árduo por vários motivos.  Estamos há mais de 6 anos sem reposição salarial. Mas esse não é o único problema. É preciso dizer que o Poder Judiciário é chamado todo dia para preencher lacunas. Temos que tomar decisões difíceis, muitas vezes, perante as falhas dos outros poderes, a exemplo da crise do sistema penitenciário(...) Por isso, destaco que não é digno de ser magistrado aquele que se pauta pela opinião da população; deve fazê-lo por sua consciência. Então, é preciso dizer à sociedade que é difícil ser magistrado, porque nós temos que julgar e interpretar as Leis da Constituição, e às vezes nossas decisões desagradam à população, à imprensa; mas é natural. A primeira missão dos senhores é participar desse esforço concentrado, com a colaboração do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados. Esse esforço concentrado será para conferir se o judiciário está em dia com os processos, e o que podemos fazer para agilizá-los (...) Sinto-me muito feliz, mais uma vez, por estar encerrando esse ciclo. E sejam bem-vindos, nobres colegas!!

 

A posse contou ainda com a presença dos demais desembargadores, juízes, promotores, defensores públicos e advogados, servidores, autoridades civil e militar, familiares e amigos dos empossados.Os novos magistrados começarão a atuar assim que concluírem o curso de formação inicial na Escola do Judiciário de Roraima.

 

Boa Vista, RR 27 de janeiro de 2017

Núcleo de Relações Institucionais do TJRR - NURI
Escritório de Comunicação Social