Ícone que leva para o Fale Conosco Ícone que leva para informações de Telefones Ícone que leva para Ouvidoria Ícone que leva para endereços, telefones e e-mails das Comarcas Ícone que leva para o Portal Transparência

 

SAÚDE - Tribunal de Justiça investe em bem-estar de servidores

 
 
Ações voltadas para a saúde mental e físicas são uma constante em todas as unidades do Poder Judiciário de Roraima
 
Foto: Nucri
Todos os dias, diversos profissionais de saúde promovem atividades preventivas e outros atendimentos voltados ao bem-estar do servidor no Tribunal de Justiça de Roraima
 
 
 
Duas importantes datas se aproximam: o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Mas é sempre tempo de dedicar atenção à saúde. Assim, a sensível a esta demanda e para promover maior qualidade de vida aos servidores, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), por meio da Subsecretaria de Saúde vem desenvolvendo uma série de atividades com foco no bem-estar.  
 
Servidores têm apoio psicológico, que ocorre conforme a demanda espontânea, solicitação de gestores e encaminhamento médico. É realizado acolhimento, escuta e encaminhamento, caso necessário. Além de acompanhamento daqueles que apresentem problemas com uso abusivo de álcool e outras drogas. O principal objetivo é a prevenção, com foco em fornecer subsídios para o equilíbrio da saúde mental.
 
Outra atividade é a Oficina de Prevenção ao Estresse, que consiste em prevenir a partir da fala compartilhada e de técnicas de relaxamento. A ação é disponibilizada na Sede Administrativa, no Fórum Criminal e Fórum Cível. 
 
Os profissionais de Saúde do TJRR também estão atentos a outros fatores que podem desencadear problemas futuros, como o uso inadequado do computador, que tem se tornado um dos grandes responsáveis pelos problemas posturais no ambiente de trabalho. Muitos permanece em posturas inadequadas por longo período, provocando uma sobrecarga nas articulações e músculos do corpo. Para evitar e sensibilizar os servidores, foi desenvolvida a Blitz Ergonômica. 
 
“O intuito é alertar para os problemas que a má postura pode provocar. A blitz consiste em analisar a postura dos servidores e passar algumas dicas de como melhorar”, explicou a chefe da Subsecretaria de Saúde, Ivy Marques.
 
A atividade faz parte do Dort´s (Projeto de prevenção de doenças osteomioarticulares relacionadas ao trabalho), que também oferece massagem terapêutica e ginástica laboral, todas com foco na prevenção das deformidades, lesões por esforço repetitivo, disfunções do músculo esqueléticas ligadas ao trabalho. As ações ocorrem de segunda a sexta-feira, de 8h às 13 horas, nas unidades do Poder Judiciário. 
 
O Corpo de Bombeiros também oferece, por meio de convênio firmado com o TJRR, vagas para os servidores e magistrados para atendimento com ortopedista, além de tratamento fisioterápico convencional, RPG (Reeducação Postural Global) e pilates.
 
Outro serviço ofertado é a avaliação de bioimpedância, exame que analisa o percentual de gordura e demais componentes corporais, como massa magra, hidratação, etc. Os amantes do esporte ganham do Poder Judiciário um estímulo a mais para a prática, com o campeonato de futebol e VôleiJus anual. Os times são compostos por servidores e magistrados.
 
ORIENTAÇÃO - Na contínua busca por promover maior qualidade de vida, a Subsecretária também desenvolve diversas palestras com temas voltados à alimentação saudável, prevenção ao suicídio, aposentadoria, entre outros assuntos. 
 
Por meio de uma parceria da Subsecretaria com a Secretaria de Saúde do Estado e Município, são realizadas anualmente dentro das unidades do Judiciário, campanhas de vacinação, garantindo a cobertura vacinal a todos os magistrados, servidores e estagiários que necessitem das doses de vacinas disponíveis na campanha.
 
AÇÕES NAS COMARCAS - A Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Subsecretaria de Saúde, também leva às comarcas do Interior as ações desenvolvidas na Capital, como avaliações de bioimpedância, prevenção ao estresse, palestras, orientações e atividades de relações interpessoais, entre outras. Outras informações sobre os serviços ofertados podem ser obtidas acessando a página da Saúde: https://sites.google.com/tjrr.jus.br/saude.
 
NÚMEROS - Conforme dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho, e de 860 mil pessoas que sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo. Os custos globais, diretos e indiretos, chegam a 2,8 trilhões de dólares, ou quase R$ 7 trilhões.
 
Informações do Anuário Brasileiro de Proteção 2015, que utiliza os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, mostram que no ano de 2013 no Brasil foram 717.911 acidentes no total, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes.