Ícone que leva para o Fale Conosco Ícone que leva para informações de Telefones Ícone que leva para Ouvidoria Ícone que leva para endereços, telefones e e-mails das Comarcas Ícone que leva para o Portal Transparência

 

Vara da Infância e Juventude participa da semana de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

 

Nesta quinta-feira (11) o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Vara da Infância e Juventude em parceria com os Conselhos Tutelares inicia uma série de atividades em alusão ao dia 18 de maio -Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

O calendário de atividades conta com audiência pública no dia 11, quinta-feira, às 9h30min, na Câmara Municipal de Boa Vista. Na sexta-feira (12) ocorrerá panfletagem no terminal de ônibus José Campanha Wanderley, localizado no Centro da cidade e no sábado dia 13 será realizada ação na Praça das Águas, a partir das 18h:30min. Na terça-feira (16) haverá um evento na Praça Mané Garrincha, a partir das 17h e na quarta-feira (17) panfletagem, no terminal de ônibus José Campanha Wanderley – Centro. Dia 19, sexta-feira ocorre o encerramento das atividades na praça Germano Augusto Sampaio a partir das 17h.

 

De acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude Parima Dias Veras a conscientização sobre o assunto é muito importante. “O Tribunal de Justiça de Roraima tem participado dos eventos e feito parcerias com os Conselhos Tutelares para colaborar no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, para que dessa forma, sejam discutidas as causas principais desses abusos”.

 

Segundo o magistrado o uso de drogas ilícitas é uma das principais causas que levam pessoas a cometerem abusos. “Se nós conseguíssemos fazer um tratamento eficaz e desenvolver políticas públicas que evitassem o ingresso de pessoas, principalmente adolescentes que é a faixa etária mais atingida pelo uso de substâncias entorpecentes, nós estaríamos economizando dinheiro, porque um encarceramento é muito caro. Só assim estaríamos diminuindo as dores de famílias e doenças de forma geral, pois esses abusos desestruturam uma família inteira” concluiu.

 

O dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000.

 

Denuncie

 

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, caso alguém saiba de algum caso de violência sexual infantil, deve procurar o Conselho Tutelar, Delegacias Especializadas, Polícias Militar, Federal ou Rodoviária ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, número 100.

 

 

 

Boa Vista, 10 de maio de 2017.

Núcleo de Relações Institucionais – NURI

Escritório de Comunicação