Ícone que leva para o Fale Conosco Ícone que leva para informações de Telefones Ícone que leva para Ouvidoria Ícone que leva para endereços, telefones e e-mails das Comarcas Ícone que leva para o Portal Transparência

 

Adoção: Vara da Infância e Juventude realiza curso preparatório

 

 

Tribunal de Justiça de Roraima por meio da Vara da Infância e Juventude está realizando desde o dia 26, o Curso Preparatório aos Postulantes à Adoção. A capacitação que encerra hoje, 28, é destinada às pessoas que buscam habilitação para adoção, sendo um pré-requisito legal a participação no curso.

 

A inscrição de pretendentes à adoção será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e Juventude.

 

A Associação dos Magistrados Brasileiros ressalta que “a adoção jurídica, por si só, não pode garantir que uma opção amorosa entre pais e filhos se dê, o que nem mesmo a paternidade biológica garante. Mesmo assim, no processo jurídico são tomadas algumas medidas na aposta de que uma adoção mútua aconteça”.

 

Nesse sentido, o curso preparatório à adoção propicia aos que pretendem adotar, um espaço para reflexão acerca das próprias motivações, riscos, expectativas, desejos, medos, além de abordarem sobre a revelação da origem da criança, mitos, estereótipos e preconceitos atrelados à adoção; a “fertilidade afetiva”, entre outros. De acordo com os princípios da Proteção Integral do ECA, tendo em vista a garantia do direito à convivência familiar e comunitária às inconstitucionalizadas e abandonadas”.

 

Boa Vista, 28 de abril de 2017.

 

Núcleo de Relações Institucionais – Nuri

 

Escritório de Comunicação