.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

SEMANA DE COMBATE - A informação ajuda a prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes

 
 
Em 2018 foram registrados na Justiça 53 casos de violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, e em 2019, até agora, o número contabilizado é de 21
 
Fotos: Nucri 
 
As 1ª e 2ª Varas da Infância e Juventude funcionam na avenida Ataíde Teive, no bairro Caimbé, e a Vara de Crimes contra vulneráveis está localizada no Fórum Criminal, no bairro Caranã    
 
 
O dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O assunto desperta atenção para que seja adquirida a conscientização necessária quanto ao enfrentamento deste tipo de violência. Como braço atuante no combate, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) desenvolve, por meio da 1ª e 2ª Vara da Infância e Juventude e da Vara de Crimes contra Vulneráveis, além das oito Comarcas distribuídas pelo Interior do estado, a prevenção e proteção das crianças e adolescentes, responsabilizando os autores da violência.

Dados extraídos sobre casos registrados na Vara de Crimes contra Vulneráveis, revelam que em 2018 foram contabilizados 53 casos de violência sexual praticada conta crianças e adolescentes, e em 2019, até agora, o número é de 21 registros.

A juíza Titular da Vara, Graciete Sotto Mayor, explica que a semana de enfrentamento é importante para que a sociedade em geral adquira mais consciência sobre o tema e com isso, por meio do conhecimento que é repassado durante palestras, panfletagens e demais ações, a violência possa ser identificada com mais facilidade e assim combatida. “Toda vez que passa a semana do 18 de maio em que são massificadas as campanhas, com as palestras nas escolas e toda a visibilidade que é dada sobre o tema, nas semanas seguintes consequentemente aumenta o número de denúncias, então é a questão do conhecimento”, reforçou. 

Ela explica ainda que o conhecimento pode salvar vidas quando o assunto é combater a violência contra crianças e adolescentes, pois muitas dessas vítimas nem se dão conta de que estão sendo abusadas.  
“Há casos de crianças muito pequenas, que são abusadas e sequer tem conhecimento desse abuso. Elas não possuem conotação sexual. Então, a partir do momento que trabalhamos as campanhas, os mecanismos para denúncias como o Disk 100, palestras nas escolas, ações com os Conselhos Tutelares, isso tudo tem facilitado o acesso à Justiça, pois alguém próxima a essa vítima pode realizar a denúncia”, comentou. 

O juiz titular da 1º Vara da Infância e da Juventude, Parima Veras, reitera que a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é um símbolo de alerta e repúdio à essa prática.
“O dia  18 de maio foi escolhido por conta do ‘caso Araceli’ [uma criança de apenas oito anos que foi violentada e morta em 1973], crime hediondo que infelizmente até hoje está impune. O combate é preciso ser feito por todos, família, Estado e sociedade, pois infelizmente, de regra, o abusador não é uma pessoa distante”, observou. 

REDE DE PROTEÇÃO - O Tribunal de Justiça também dispõe da Coordenadoria da Infância e da Juventude, que possui um portal exclusivo com as informações de atuação da Rede de Proteção aos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Lá, é possível encontrar informações detalhadas com endereços e telefones sobre todo o trabalho e parceiros da Rede, como Conselho Estadual dos Direitos, Conselhos Municipais dos Direitos, Conselhos Tutelares, Acolhimento Institucional, Programas de Medidas Socioeducativas e Justiça Comunitária, programa que atua na resolução de conflitos dentro das escolas Estaduais. O portal pode ser acessado por meio do link: http://www.tjrr.jus.br/cij/

Para denunciar de onde estiver qualquer tipo de crime praticado contra crianças e adolescentes, a ligação pode ser feita de maneira anônima por meio do Disque 100, que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil e é gratuita.  

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte