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Uma aula prática com simulação em conciliação foi promovida para os alunos
 
 
Fotos: Saymon Figueiredo  e Shiromir Eda 
Alunos de direito durante simulação de uma audiência de conciliação.
Turma do curso de Direito da Cathedral participou das atividades no ambiente real de trabalho
 
 
Para disseminar a prática da conciliação, o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) abriu as portas para os alunos do 10º semestre do curso de Direito das Faculdades Cathedral – eles fazem parte da 3º turma da disciplina de Mediação e Conciliação da instituição.  
 
Segundo o assessor jurídico do TJRR, Shiromir Eda, que também é professor da disciplina na faculdade, essa iniciativa visa estimular os futuros operadores do Direito a promoverem a conciliação, e tem apoio no fato de que a Cathedral cumpriu de imediato a portaria do MEC (Ministério da Educação), incluindo a disciplina de Conciliação, Mediação e Arbitragem na grade curricular. 
 
Para ele, a inclusão da disciplina é um avanço. “É um salto na formação de novos profissionais da área jurídica, com preparo para, não somente litigar [disputar judicialmente], mas pacificar conflitos, auxiliando as partes a resolverem questões de forma satisfatória e definitiva. Os alunos saem da faculdade conhecendo os benefícios da autocomposição e da pacificação social. Entre eles, a celeridade, satisfação, economia processual, confidencialidade, manutenção das relações, entre outros", explicou. 
 
Academicos direito em visita ao Cejusc, para aula prática de conciliação.
 
Os estudantes participaram de uma conversa na qual os servidores do Poder Judiciário falaram sobre a prática diária da conciliação. Em seguida, responderam a um Quiz virtual (questionário virtual) sobre o tema, em tempo real e, por fim, participaram da simulação de uma conciliação, quando tiveram a oportunidade de fazer uso do espaço onde são realizadas as audiências de conciliação no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.
 
 
A coordenadora do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), Ocimara Vasconcelos, destacou a importância de mais iniciativas como essa.  “É importante porque divulga a conciliação. É uma forma de difundir a cultura da resolução pacífica de controvérsias, o que é um sonho para o judiciário. Eles estão no décimo semestre, logo estarão atuando na área e serão advogados”, comentou.  
 
Sobre a simulação, a acadêmica de Direito Ester Moreira acredita na importância desse tipo de atividade. “A gente vê na prática como é realizada uma mediação ou uma conciliação. Na aula, ficamos imaginando e, às vezes, não entendemos como é de verdade. Aqui, vimos e entendemos melhor como funciona”, relatou. 
 
Yorran Greco, também acadêmico de Direito, disse que é uma experiência boa vivenciar a prática.  “Mesmo que não seja uma ação real, apenas uma demonstração, é importante entender, pois alguns almejam seguir a carreira de advogado, mediador ou conciliador. Também melhora o nosso currículo como acadêmicos”, observou.
 
ENSINO - Esse ano, a conciliação, a mediação e a arbitragem passaram a ser disciplinas obrigatórias em todo o país, conforme a Resolução 5/18 da (Câmara de Educação Superior). É uma resposta ao apelo do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para fomentar a prática e atuação para resolução adequada de conflitos no meio acadêmico. Com isso, as universidades devem ofertar formação técnico-jurídica e prática jurídica de resolução consensual de conflitos, com prazo de inclusão na grade curricular em dois anos.

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